747. SAVAGE GRACE - MASTER OF DISGUISE

Savage Grace, clássica banda de Power/Speed Metal norte americana da década de 1980, surgiu exatamente há quatro décadas, no ano de 1981, sob tutela do guitarrista Chris Logue e do baixista Brian East, e com as participações do baterista Dan Finch e do vocalista Dwight Cliff (que não chegou a gravar nenhum full lenght ou trabalho mais expressivo com a banda, além de uma primeira demo em 1982). Em 1983, o selo do visionário Brian Slagel, Metal Blade Records, bateu o ouvido em cima do grupo e, a exemplo do que fez com outros nomes gigantes do Heavy Metal como Savatage, Metal Church e Slayer, fechou contrato com os caras e deu o empurrão necessário para o início de sua carreira, com o lançamento do EP The Dominatress.
Apesar da óbvia qualidade do EP, o Savage Grace não deu continuidade a sua carreira com o selo de Slagel, fechando logo em seguida com o selo I.R.D. Records para o lançamento de seu debbut album. Em 1984, a banda ainda lançaria uma segunda demo, também cantada por Dwight Cliff, mesmo o vocalista não sendo sendo mantido para a gravação do EP (sendo o posto ocupado pelo ótimo John Birk que, após essa gravação, retornaria apenas em 2010 para contribuir com uma nova tentativa de retorno do grupo). Já em 1985, com um terceiro vocalista contratado, o excelente Mike Smith, e de um novo guitarrista na figura de Mark Chase Marshall, em substituição ao mestre Kenny Powell - que decidiu sair da banda para dedicar-se à seu próprio projeto, o Omen -, o Savage Grace finalmente lançava seu primeiro full lenght.
Nomeado Master Of Disguise (Mestre do Disfarce em tradução livre), e trazendo em sua capa a agressiva e icônica fotografia de uma mulher seminua amordaçada e algemada em uma motocicleta, com um policial sociopata a espreita, o álbum de estreia do Savage trazia em sua sonoridade o puro suco do que melhor se produzia nos Estados Unidos em meados da década de 1980 dentro do Heavy Metal, ou seja, ótimas guitarras dobradas dosando muito bem cadenciamento e velocidade na entrega de ótimos rifs, cortantes solos e cavalgadas super empolgantes; uma incansável e competente cozinha; e, a necessária e excelente voz de Mike que, finalmente, preenche todos os requisitos para transformar esse disco em um clássico.
Começando o álbum com a ótima Bound To Be Free, o Savage Grace imprime, logo de inicio, um ritmo totalmente alucinante à sua já veloz sonoridade. Essa alta intensidade, praticamente constante, funciona claramente como espinha dorsal de Master Of Disguise e ganha força com Sins Of The Damned, Into The Fire, na faixa título e no seu encerramento, com No One Left To Blame. Já composições como Fear My Way, Betrayer e a espetacular Sons Of Iniquity, tem seus momentos mais agressivos, mas apontam as raízes da banda dentro do Heavy Metal tradicional mais cadenciado, que me lembra bastante o Fates Warning em início de carreira e outros nomes do US Power Metal.
Master Of Disguise chegou ao Brasil (pela primeira vez em CD) no início desse ano de 2021, através do selo braziliense Kill Again Records, em um super lançamento duplo, que também envolveu o segundo álbum da banda, ambos em versões com slipcases - esse apresentando uma fotografia diferente da capa original, mas da mesma ousada sessão de fotos -, encartes com letras das músicas e, dois discos que somados (primeiro e segundo álbum) apresentam todas as gravações feitas e lançadas pelos norte americanos durante a década de 1980, em suas versões originais e remixadas e remasterizadas. Esse, apresenta entre seus bônus o excelente EP The Dominatress e as demos de 1982 e 1984, material onde a banda apostava em uma sonoridade bem mais cadenciada, apesar de já apresentar os elementos que predominariam em seus dois vindouros discos de estúdio.
Imperdível!

Tracklist
Disc 1 - Remixed and Remastered
Master Of Disguise
01. Lions Roar - instrumental
02. Bound To Be Free
03. Fear My Way
04. Sins Of The Damned
05. Into The Fire
06. Master Of Disguise
07. Betrayer
08. Sons Of Iniquity
09. No One Left To Blame
The Dominatress (EP)
10. Fight For Your Life
11. Curse The Night
12. The Dominatress
13. Live To Burn
14. Too Young To Die
1982 Demo
15. Scepters Of Deceit
16. Curse The Night
1984 Demo
17. Gengis Khan
18. No One Left To Blame
Disc 2 - Original Recording (No Remix, No Remaster)
01. Lions Roar
02. Bound To Be Free
03. Fear My Way
04. Sins Of The Damned
05. Into The Fire
06. Master Of Disguise
07. Betrayer
08. Sons Of Iniquity
09. No One Left To Blame
The Dominatress (EP)
10. Fight For Your Life
11. Curse The Night
12. The Dominatress
13. Live To Burn
14. Too Young To Die
1982 Demo
15. Scepters Of Deceit
16. Curse The Night
1984 Demo
17. Gengis Khan
18. No One Left To Blame

Comentários

Postagens mais visitadas