748. GRIFFIN - FLIGHT OF THE GRIFFIN

Flight Of The Griffin, álbum de estreia da banda norte americana de Heavy Metal, Griffin, é, certamente, mais um daqueles gloriosos discos lançados durante 1984 (O ano do estilo, como já dito aqui algumas boas vezes) em que absolutamente todas as suas faixas apresentam altíssimo grau de excelência, mantendo seu alto nível do início ao fim da execução da bolacha, ou da bolachinha, já que estamos falando aqui do surprendente lançamento do disco, no Brasil, pela Hellion Records.
Oriundos da mesma região (Bay Area, São Francisco, Califórnia) de onde originou-se o movimento thrash metal americano mas, também onde nasceu o Metal Church, um dos mais importantes nomes do US Power Metal, o Griffin, apesar de apresentar pontualmente  características mais velozes e agressivas em várias das composições de seu debbut album, decidiu por enveredar, pelo menos de início, no campo mais tranquilo do heavy tradicional e surfar em influências musicais advindas do velho mundo.
Fundada no final de 1980, ainda sob o nome Sinister Savage, pelo vocalista William McKay, o baterista Rick Wagner, o guitarrista Rick Cooper e o baixista Dan Levitan; a banda decidiu por mudar de nome e identidade visual dois anos depois, assumindo o definitivo nome de Griffin e, já lançando no mesmo ano, sua primeira demo tape (1982). No ano seguinte, apresentando algumas pequenas mudanças em seu cast com as entradas do guitarrista Mike Jastrembski, que uniu-se a Rick no trabalho nas seis cordas, e o baixista Thomas "Hawk" Sprayberry, os americanos lançaram mais uma demo - dessa vez com uma quantidade de músicas muito maior -, que seria a base de seu primeiro álbum de estúdio. 
Contratados pela Shrapnel Records (mesma gravadora dos primeiros trabalhos do Chastain), o Griffin entregou, de cara, seu primeiro full lenght, um disco que tornou-se, sem sombra de dúvidas e por motivos diversos, um dos grandes ícones (undergrounds) do estilo, nos Estados Unidos durante a década de 1980. A qualidade de Flight Of The Griffin, encontra-se dentro de uma perfeita fusão entre: a irretocável performance de seus músicos, principalmente a entregue por William, com sua maravilhosa e potente voz e, da brilhante máquina dupla de criar riffs e solos, agressivos ou melódicos, formada por Rick e Mike, uma verdadeira delícia para quem ama guitarras duplas dentro da música pesada; e, pela gigantesca qualidade da quase totalidade de suas composições, como Hawk The Slayer, Heavy Metal Attack, Submission, Creeper, a faixa título, Fire In The Sky, Judgement Day e Travelling In Time.
Licenciado no Brasil pela Hellion, e trazendo um conteúdo totalmente inédito, ao compará-lo com todas as outras edições já lançadas, a versão nacional de Flight Of The Griffin conta com a remasterização feita por Andreas "Neudi" Neuderth em 2020; uma belíssima apresentação contando com slipcase e mini poster; um super encarte contendo a biografia da banda até o lançamento do álbum com  diversas fotos e imagens de época (mas, infelizmente, faltaram as letras das músicas); e, como cereja do bolo, praticamente todas as músicas apresentadas pelo Griffin na ótima demo tape de 1983.
O disco, por si só, já é motivo, mais do que suficiente, para a aquisição desse material por colecionadores e apaixonados por Heavy Metal dos anos 1980 em geral. Já essa edição, exclusiva e com todo esse conteúdo extra e inédito, torna o processo absolutamente obrigatório. Então, corra atrás do seu!

Tracklist
01. Hawk The Slayer
02. Heavy Metal Attack
03. Submission
04. Creeper
05. Flight Of The Griffin
06. Fire In The Sky
07. Hell Runneth Over 
08. Judgement Day
09. Travelling In Time
Bonus Tracks:
10. Creeper (Demo)
11. Power To Burn (Demo)
12. Legion Of Ruin (Demo)
13. Flight Of The Griffin (Demo)
14. Name Of The Dance (Demo)
15. Dogs Of War (Demo)
16. Break 'Em In Right (Demo)
17. Starstruck And Studded (Demo)
Álbum Completo

Comentários

Postagens mais visitadas