752. HELSTAR - BURNING STAR

Tivemos um verdadeiro boom de álbuns do Helstar licenciados no Brasil nos ultimos dois ou três anos, com lançamentos de trabalhos mais clássicos da banda como A Distant Thunder (1988) e Nosferatu (1989), que sairam aqui em sensacionais edições exclusivas com novas artes estampando seus slipcases, pela Urubuz Records, como também discos mais recentes e menos conhecidos, mas mesmo assim ótimos, como o mini CD Clad In Black (2021), que saiu recentemente no Brasil pela Hellion Records, em uma edição especial tendo como bônus o álbum Vampiro, de 2016.
O primeiro álbum da banda, intitulado Burning Star, foi lançado originalmente em 1984 pela Combat Records e, infelizmente, nunca recebeu uma edição nacional, em nenhum formato. Em 2011, para nossa alegria, chegou pelo menos a América do Sul, pelo selo argentino Icarus Music, a partir do licenciamento da Century Media Records, em uma edição super decente, apresentando um encarte bastante descente com as letras das músicas e a apresentação de suas duas capas, a original e mais desconhecida com um ceifador de manto vermelho e, a versão sci-fi (desenhada por Angus Mckie, mesmo artista responsável pela capa, também futurista, de Steel The Light, do lendário Q5), apresentada no mesmo ano, nas versões em Lp lançadas pela Music For Nations e, posteriormente, pela Roadrunner. Além disso, o CD apresenta como bônus, a demo da banda de 1983, infelizmente em péssima qualidade de áudio que, felizmente distoam completamente das faixas principais.
Contendo músicas muito fortes, agressivas e marcantes, transitando entre o peso e melodia do início do US Power Metal, com influências claras da Europa, sobretudo Inglaterra, e o pujante Speed Metal que começava a tomar forma e crescer nos Estados Unidos e tomaria conta da sonoridade da banda no final dos anos 1980. Com riffs absolutamente memoráveis comandados pela dupla Tom Rogers e Larry Barragán, a ótima cozinha construída pelo baixista Paul Medina e o baterista Hector Pavon, e a absurda e onipresente voz do absoluto James Rivera, que curiosamente gravou Burning Star (arrasando já na estreia de sua carreira) sob o pseudônimo de Bill Lionel. Como destaques desse ótimo trabalho aponto faixas sensacionais e que se encontram entre minhas preferidas dentre as gravadas pelo Helstar nesses seus exatos quarenta anos de carreira, como: Run With The Pack, Leather And Lust, The Shadows Of Iga e a faixa título.
Aparentemente (informação importante para quem tem interesse em adquirir o álbum), o relançamento de Burning Star por aqui, parece não ter ainda aparecido nos radares dos selos brasileiros - incluindo os já citados por trazer discos do Helstar ao Brasil -, ou pior, não está ao alcance desses, sendo então, a versão da Icarus, a de aquisição mais viável. 

Tracklist
01. Burning Star
02. Toward The Unknown
03. Witch's Eye
04. Run With The Pack
05. Leather And Lust
06. Possession
07. The Shadows Of Iga
08. Dracula's Castle
Bonus Tracks
09. Burning Star
10. Towards The Unknown
11. Witch's Eye
12. Run With The Pack
13. Leather And Lust
14. Possession
15. The Shadows Of Iga
16. Dracula's Castle

Mais Helstar no Sonorizando:
Nosferatu (1989)

Comentários

Postagens mais visitadas