766. VARDIS - 100 M.P.H.
O início do Vardis, data ainda do início da década de 1970, quando o talentoso guitarrista/vocalista Steve Zodiac decidiu criar um tributo à banda de rock dos anos 1960, Status Quo ao qual o mesmo era grande admirador, principalmente de suas enérgicas apresentações ao vivo. Inspirado também no clássico filme épico de Hollywood dirigido por Mervyn LeRoy, Quo Vadis, baseado no livro do final do século XIX escrito pelo polonês Henryk Sienkiewicz, Steve criava então o Quo Vardis. Quatro anos depois de sua criação, mais precisamente em 1977, o músico decidia mudar definitivamente de status, tornando seu projeto autoral, passando a compor músicas próprias.
Com a mudança do nome através da retirada da referência ao Status Quo e com as entradas do baixista Alan Selway e do baterista Gary Pearson, em 1979, surgia a formação principal da carreira do Vardis, liderada pela voz e as onipresentes seis cordas de Zodiac. Os objetivos do guitarrista eram, então, seguir o fluxo do interesse que os ingleses, crítica e público, demonstravam pela explosiva e contagiante Nova Onda do Heavy Metal Britânico e, ao mesmo tempo, manter preservadas suas raízes dentro do Rock N' Roll e Hard Rock das décadas de 1960 e 1970, partes inseparáveis da identidade da banda.
Tendo dentro de suas músicas, elementos mais pesados e agressivos típicos do Hard/Heavy Metal da primeira onda da NWOBHM, e querendo mostrar diretamente a energia da banda em suas elogiadas apresentações ao vivo, o Vardis optou por começar sua carreira fonográfica justamente através do lançamento de um álbum ao vivo, contendo músicas que, até então, só haviam sido apresentadas, parcialmente, em um EP de quatro músicas lançado em 1979. Repetindo o nome desse primeiro registro, 100 M.P.H, foi lançado logo no ano seguinte, 1980, com um repertório de onze músicas, orgulhosamente apresentadas pela banda sem uso de overdubs, ou seja, sem reparos ou regravações feitas posteriormente em estúdio para esconder defeitos ou melhorar algo artificialmente.
Com gravações retiradas especificamente de dois shows realizados em Londres, no mês de julho de 1980, o Vardis conseguiu entregar um registro histórico, de pulsante e viva energia extraída das empolgantes composições (Out Of The Way, The Lions Share, Destiny, Living Out Of Touch, a faixa título e If I Were King) escritas por Steve Zodiac, que abusou na criação de ótimos e pesados riffs e, sobretudo, na liberdade de improvisação demonstrada pelo trio ao vivo, muito comum nesse tipo de registro dos anos 1970. Definitivamente, a relevância e importância de 100 M.P.H. não se restringe apenas à New Wave Of British Heavy Metal.
O álbum foi recentemente lançado por aqui, em CD, pela Hellion Records Brazil. A edição nacional conta com duas faixas extras, as mesmas apresentadas na edição digipak da Dissonance Productions (2017), encarte com todas as letras das músicas e várias fotos retiradas dos shows de onde foram gravadas as músicas, slipcase e poster.
Tracklist
01. Out Of The Way
02. Move Along
03. The Lions Share
04. Situation Negative
05. Destiny
06. The Loser
07. Living Out Of Touch
08. Let's Go
09. 100 MPH
10. Dirty Money
11. If I Were King
Bonus Tracks
12. Too Many People
13. Steamin' Along
Comentários