767. OBSESSION - SCARRED FOR LIFE

A histórica coletânea Metal Massacre criada em 1981 por Brian Slagel - fundador da Metal Blade Records -, para divulgação de novas bandas de Heavy Metal surgidas nos becos, garagens e pequenos clubes que compunham a cena underground nos Estados Unidos, revelou inúmeras bandas que hoje são consideradas clássicas. Em seu segundo volume, lançado em 1982, ao lado de nomes basilares do US Metal como Armored Saint, Savage Grace e Warlord, surgia o Obsession, banda que tinha como vocalista o incrível Michael Vescera. 
Formado justamente no ano de 1982 por Vescera, a dupla de guitarristas Art Maco e Bruce Vitale, o baixista Matt Karagus e o baterista Jay Mezias, o Obsession chegou a lançar demos e um EP através da Metal Blade, mas só veio firmar mesmo um primeiro bom contrato com um estúdio em 1986, quando lançou seu debbut album Scarred For Life, pela Enigma, selo criado nos EUA no início dos anos 1980, especializado em Heavy Metal,  e casa de várias bandas clássicas do estilo, como o Anvil, Cirith Ungol, Fates Warning e Slayer.
Visualmente e em suas atitudes nos palcos, o Obession fez parte do movimento Glam Metal, que dominou a cena hard/heavy americana, a partir de meados dos anos 1980, com seus jeans e couros colados e/ou rasgados, uso abusivo de maquiagem e cabelos equipados com mullets ou entupidos de laquê e, postura teatral agressiva e provocativa. Musicalmente, o grupo seguiu a cartilha básica do US Power Metal, ou seja, vocalista que consegue transitar livremente e sem grandes esforços entre "calmarias e tempestades" e, instrumental construído em cima de guitarras duplas que despejam incansavelmente bons solos, riffs fortes, velozes, grudentos e melodias que escancaravam a influências de bandas britânicas da NWOBHM, como Judas e Iron Maiden e, de outras do Speed Metal do norte da Europa, sobretudo o germânico, como o Accept. 
Além de um grande e marcante álbum de estreia, Scarred For Life é um verdadeiro receptáculo de boas músicas, estando entre elas a excelente faixa título, Winner Takes All, Losing My Mind, My Lai 31568/Take No PrisonersTaking Your ChancesTomorrow Hides No Lies. O disco também deu início a carreira do talentosíssimo Michael Anthony Vescera, que merece aqui um destaque maior, não só pela relevância artística mas, principalmente pelo alcance de sua voz e atuações. Em 1989, após o encerramento das atividades do Obsession, o vocalista foi contratado para substituir Minoru Niihara, vocalista da lenda nipônica do Heavy Metal, Loudness. Com os japoneses, Vescera gravou dois álbuns de estúdio Soldier Of Fortune (1989) e On The Prowl (1991). Em 1995, foi convidado por Yngwie Malmesteen para seu grupo, gravando com ele Magnum Opus, em 1995, além tornar-se um parceiro frequente do excêntrico guitarrista em apresentações ao vivo. Por fim, no começo do novo século, Michael chegou até a pintar aqui pelo Brasil, onde gravou dois discos com o Dr. Sin, Dr. Sin II e Shadow Of Light, em 2000 e 2002, respectivamente.
Em 2020, o selo brasileiro Nomade Records, nos agraciou com os lançamentos simultâneos de Scarred For Life e de Methods Of Madness, segundo álbum de estúdio do Obsession. Ambos com encartes caprichados, contendo fotos e letras de todas as músicas e, faixas bônus, retiradas das demos gravadas pelo grupo no início de sua carreira. 
Material obrigatório para colecionadores e apreciadores da melhor escola de Heavy Metal do mundo!

Tracklist
01. Intro / Scarred for Life
02. Winner Takes All
03. Losing My Mind
04. In The End
05. Bang 'Em Till They Bleed
06. My Lai 31568 / Take No Prisoners
07. Taking Your Chances
08. Run Into The Night
09. Tomorrow Hides No Lies
Bonus Tracks
10. Shadows Of Steel
11. Evil In Her Eyes

Official Video - Losing My Mind

Comentários

Postagens mais visitadas