778. ARMORED SAINT - PUNCHING THE SKY

O fato de não ter acompanhado o trabalho do vocalista John Bush no Anthrax, quando substituiu por vários anos a lenda Joe Beladona (por nada além do mais puro desinteresse, diga-se de passagem) acabou, consequentemente, me afastando dos trabalhos de sua banda principal, o Armored Saint. Relação que só foi reparada mais recentemente, quando tive oportunidade de adquirir um de seus mais importantes e clássicos álbuns e, assim, prestar ao grupo uma merecida atenção.
Formada no começo da década de 1980 - mais precisamente em 1982 -, na cidade de Los Angeles, Califórnia, pelo vocalista John Bush,o baixista Joey Vera (Fates Warning, Seven Witches e Mercyful Fate) e os irmãos Sandoval, Phil o guitarrista e Gonzo, o baterista, o Armored Sainte teve um início de carreira bastante intenso, lançando bons e álbuns de Heavy/Power Metal até paralisar suas atividades em 1992, como: March Of The Saint, Raising Fear e Symbol Of Salvation, sendo justamente esse último o que me referi no começo desse texto.
Após idas e vindas de Bush e Vera com o Anthrax, até o desligamento de ambos para o retorno da formação clássica da banda com Belladona nos vocais, o Armored Saint decidiu voltar definitivamente a ativa por volta de 2006 e trazendo de volta a mesma formação que gravou o clássico Symbol Of Salvation, com a presença do guitarrista Jeff Duncan, na banda desde 1990, quando entrou em substituição à Dave Prichard, falecido em 1990, vítima de uma grave leucemia descoberta no ano anterior. Tendo gravado um álbum de estúdio em 2000, já com essa formação, o grupo norte americano só começou a ter novamente regularidade no lançamento de músicas inéditas na década seguinte, quando finalizou e lançou pela Metal Blade Records três full lenghts.
Punching The Sky, lançado em 2020 e com uma bela edição nacional (com slipcase e pôster) proporcionada pela Urubuz Records, é o terceiro dessa leva e, em nossa opinião, o melhor deles. Em sua sonoridade, justamente uma ótima e muito bem feita mistura entre Heavy Tradicional de seus primeiros anos, com o lado mais agressivo apresentado pela banda no final da década de 1980 e, o Power Prog Metal do começo dos anos 1990. Bush, Sandoval e Cia, conseguiram trazer novas composições como Standing On the Shoulders Of Giants, Bubble, Lone Wolf, Missile To Gun, Fly In The Ointment, Unfair e Never You Fret que fazem uma perfeita mescla de todas essas características  e que, com a ótima produção apresentada nele por Vera e Jay Huston (Anthax, Amon Amarth) atualiza bem o som da banda nessa nova década que se inicia.
Punching The Sky foi, certamente, um dos grandes discos lançados em 2020 e é, sem dúvidas, uma belíssima porta de entrada para quem ainda não conhece o trabalho dessa verdadeira lenda do US Power Metal. Recomendamos!

Tracklist
01. Standing On the Shoulders Of Giants
02. End Of The Attention Span
03. Bubble
04. My Jurisdiction
05. Do Wrong To None
06. Lone Wolf
07. Missile To Gun
08. Fly In The Ointment
09. Bark, No Bite
10. Unfair
11. Never You Fret

Comentários

Postagens mais visitadas