785. CRYPTA - ECHOES OF THE SOUL
A surpreendente dissidência ocorrida dentro da banda de Thrash Metal brasileira Nervosa no primeiro semestre de 2020, que colocou de um lado a vocalista e baixista Fernanda Lira e a baterista Luana Dametto e, do outro, a guitarrista (e líder do grupo) Prika Amaral, além de assustar fãs e apreciadores da banda, gerou breves incertezas a respeito dos futuros das talentosas musicistas, principalmente devido a seu desfecho, com o indesejado rompimento e as saídas confirmadas de Fernanda e Luana Dametto.
Alguns dias depois do anúncio da separação, tanto Prika quanto Fernanda, anunciaram em suas redes sociais a continuidade de seus trabalhos dentro da música, com a guitarrista anunciando a continuidade da Nervosa e sua reformulação com a entrada de um trio de musicistas muito competentes e de múltiplas nacionalidades; e Fernanda e Luana anunciando a criação do Crypta, nova banda de Death Metal, liderada por ambas e completa pela excelente (e muito necessária) dupla de guitarristas formada pela brasileira Tainá Bergamaschi e, a experiente e muito talentosa Sonia Anubis, holandesa ex-Burning Witches.
Em 2021, e alguns meses após o lançamento do ótimo novo álbum da Nervosa, o Crypta também saiu do estúdio com seu primeiro full lenght debaixo do braço. Lançado internacionalmente pela Napalm Records e, no Brasil, licenciado pela Dynamo Records, o empolgante Echoes Of The Soul, produzido pelo competente Thiago Vakka e masterizado pela lenda sueca Jens Bogren (Amon Amarth, Angra, Kreator, Sepultura), traz em sua sonoridade, logo de cara, provavelmente o maior motivo para o fim da parceria entre Fernanda e Prika. Praticando um intenso e brutal Death Metal Old School, que lembra os primeiros álbuns do Death e Destruction, o Crypta traz como força motriz de sua sonoridade muito mais elementos desse estilo mais extremo, do que o acelerado e agressivo Thrash Metal da Nervosa. A Crypta aprofunda a contida insanidade sonora presenciada em Downfall Of The Mankind (Nervosa), primeiro (e único) disco da banda a conter os avassaladores blast beats de Luana.
Outra diferença crucial no atual som das duas bandas, e que ainda hoje me incomoda a ausência na estrutura sonora da Nervosa, encontra-se na decisão do Crypta em ter em seu instrumental duas guitarristas simultâneas. Sonia e Tainá despejam a todo momento, sem dó e piedade, uma absurda avalanche de riffs e solos definitivamente incríveis e que explodem em faixas sensacionais como Starvation, Possessed, Under The Black Wings, Dark Night Of The Soul e From The Ashes.
Com os últimos lançamentos de Nervosa e Crypta, fica a sensação de alívio e imediata alegria para os apreciadores de música extrema, que em vez de apenas uma banda muito acima da média, temos agora duas delas (ambas completamente formadas por mulheres), fazendo sons sensivelmente distintos dentro do Death e Thrash Metal, e dando muito orgulho aos fãs de música extrema brasileiros.
Tracklist
01. Awakening - instrumental
02. Starvation
03. Possessed
04. Death Arcana
05. Shadow Within
06. Under The Black Wings
07. Kali
08. Blood Stained Heritage
09. Dark Night Of The Soul
10. From The Ashes
Official Video - From The Ashes
Comentários