789. SILVER LAKE by Esa Holopainen

Nos últimos cinco anos, dediquei bastante tempo e atenção ao (sempre ótimo) material lançado pela banda filandesa Amorphis, em suas diversas fases, Death, Doom e Progressive Metal, que compreendem uma riquíssima carreira de mais de trinta anos  e quase 15 álbuns de estúdio gravados. Capitaneada pela dupla de guitarristas Tomi Koivusaari e Esa Holopainen, o Amorphis, quase três décadas após o lançamento de seu debbut album, segue surpreendendo quem acompanha seus trabalhos, fugindo de qualquer tipo de prisão criativa proporcionada por uma atenção diferenciada de crítica e público, ocasionado pelo lançamento de um disco específico.
Com as atividades do Amorphis paralisadas devido a pandemia da Covid 19, impossibilitando que a banda fizesse turnês e se reunisse para compor e gravar um novo trabalho, um de seus principais compositores, o guitarrista Esa Holopainen juntamente com o produtor Nino Laurenne, decidiu materializar o desejo de gravar seu primeiro álbum solo. Acompanhado do baixista Pasi Heikkilä, do tecladista Vili Itäpelto, dos bateristas Sampo Haapaniemi e Gas Lipstick e de uma maravilhosa seleção de vocalistas do norte da Europa como Jonas Renkse do Katatonia, Anneke Van Giersbergen, Björn ‘Speed’ Strid do Soilwork/The Night Flight Orchestra e do próprio vocalista do Amorphis, Tomi Joutsen; Esa montou seu Silver Lake, e gravou suas nove faixas trocando arquivos digitais com os músicos participantes para, finalmente, lançar o disco no início desse ano de 2021.
Diferentemente do esperado em álbuns solos de guitarristas, Holopainen não transforma o Silver Lake em uma ode à sua técnica nas seis cordas e, apesar de ter pensado originalmente em gravar um álbum instrumental, a ideia foi logo abandonada com as ideias das letras surgindo juntas do processo de composição das canções, cheias de feeling, momentos contemplativos típicos das músicas folclóricas nórdicas e excelentes, maravilhosas melodias que flertam inclusive com estilos de músicas mais modernas e populares. Daí a idéia de convidar grandes e distintos vocalistas da cena européia que se encaixaram perfeitamente no tipo de som trabalhado aqui por Holopainen. E o resultado disso tudo? Canções de ótimo gosto e deliciosas e viajantes atmosferas, como: Sentiment, Storm, Ray Of Light, Promising Sun, Fading Moon e Apprentice.
Silver Lake by Esa Holopainen foi lançado no Brasil, em CD versão digipak com três painéis,  pela parceria entre Nuclear Blast e Shinigami Records.

Tracklist
01. Silver Lake
02. Sentiment (feat. Jonas Renkse)
03. Storm (feat. Håkan Hemlin)
04. Ray Of Light (feat. Einar Solberg)
05. Alkusointu (feat. Vesa-Matti Loiri)
06. In Her Solitude (feat Tomi Joutsen)
07. Promising Sun (feat. Björn ‘Speed’ Strid)
08. Fading Moon (feat. Anneke Van Giersbergen)
09. Apprentice (feat. Jonas Renkse)

Official Video - Sentiment
Official Video - Storm
Official Video - Ray Of Light
Official Video - Alkusointu

Comentários

Postagens mais visitadas