801. HALLOWEEN - DON'T METAL WITH EVIL
No mesmo ano em que o Kai Hansen e cia lançavam Walls Of Jericho, bombástico álbum de estreia da lenda do Power Speed Metal alemão Helloween, nos Estados Unidos, mais precisamente em Detroit, outra banda com nome quase idêntico também lançava oficialmente seu debbut album, o maravilhoso Don't Metal With Evil.
A história do grupo norte americano começa também no início dos anos 1980, quando o vocalista Brian Thomas, em 1981, reuniu alguns amigos para tocar juntos sob o nome de Bitch e, com a firme proposta de trabalhar com composições mais pesadas e agressivas, inspiradas no som que ganhava o mundo a partir da Europa naquele período. Insatisfeito com o trabalho desenvolvido nos primeiros anos, Brian meio que decide virar a chave e, em 1983, após uma apresentação em noite de Dia das Bruxas, já com uma formação quase que completamente distinta, decide finalmente renomear sua banda para Halloween, já apostando também em uma profunda e impactante mudança visual, ao assumir roupas e maquiagens teatrais e exageradas, seguindo o apresentado por outras importantes bandas americanas, como Lizzy Borden e W.A.S.P., que também apostavam e utilizavam esses visuais, como parte fundamental da banda e, obviamente, do som e letras que criavam e tocavam.
Brian, acompanhado então do guitarrista Rick Craig, do baterista Billy Whyte e do baixista George Neal, colocam a frente o processo de criação do primeiro álbum da banda, que já é concluído em 1984 e inicialmente "espalhado" em shows em fitas cassetes, de forma completamente independente pelos próprios músicos, até ser lançado, oficialmente, pela gravadora Motor City Metal Records, inicialmente no mesmo formato (cassete), e no ano seguinte, 1985, finalmente recebendo uma merecida edição em LP. Don't Metal With Evil trás o quarteto americano em altíssimo nível criativo, com onze canções sensacionais, entre elas as excelentes Scared To Death, Justice For All, a faixa título, What A Nice Place, Haunted e Fight The Beast.
Já relançado algumas vezes pelo selo alemão Pure Steel Records, nos formatos CD e LP, Don't Metal With Evil não deve ser visto e ouvido pelos fãs de Heavy Metal apenas como um bom álbum do estilo, lançado nos Estados Unidos. O álbum merece ser observado, e até reverenciado, como um importante capítulo da música pesada naquele país, por ajudar a mostrar a absurda riqueza e nuances existentes dentro do chamado US Power Metal. A ótima versão em CD, que aqui apresentamos, além de contar com todas as letras das músicas em um belo encarte, apresenta três ótimas faixas bônus, retiradas de uma das três demos tapes (Vicious Demo) gravadas pelo grupo em 1990.
Tracklist
01. Busted
02. Scared To Death
03. Justice For All
04. Trick Or Treat
05. The Wicked Witch
06. Don't Metal With Evil
07. What A Nice Place
08. Haunted
09. She's A Teazer
10. Tales From The Crypt
11. Fight The Beast
Bonus Tracks
12. I Confess
13. Vicious Lies
14. Evil Nation
Comentários