818. GRIFFIN - PROTECTORS OF THE LAIR
Dois anos após lançar seu incrível álbum de estreia, Power Of The Griffin (1984), o vocalista William McKay voltava com um novo álbum do Griffin, apresentado uma formação totalmente reformulada passando a contar com apenas três membros fixos, composta pelo próprio McKay, o guitarrista/baixista Rick Cooper e o baterista Rick Wagner, em vez dos cinco músicos que participaram da gravação do primeiro full lenght.
Além de profunda mudança de formação, o Griffin introjeta em sua essência, uma significativa mudança em sua sonoridade. Saindo de seu Power/Heavy Metal mais técnico e, muito bem apresentado em 1984, traz já para seu segundo disco, o excelente Protectors Of The Lair (1986), uma proposta claramente mais direcionada ao pujante Thrash Metal originário da costa Oeste dos Estados Unidos (a famosa Bay Area, em San Francisco, Califórnia), local de onde a própria banda saiu. Aproveitando essa "nova" força e intensidade geralmente presentes em formatos power trio, o Griffin trouxe uma série de novas canções muito mais velozes e agressivas, claramente seguindo esse estilo mais visceral de Metal, que tornou-se uma das mais fortes tendências da história da música pesada em território norte americano.
Apresentando várias composições incríveis em Protectors Of The Lair, como Hunger, Curse Be The Deceiver, Tame The Lion, Watching From The Sky e, a preferida da casa, Poseidon Society; o Griffin não saia totalmente do Power Metal de sua origem, mas dava aqui uma forte virada de chave que, infelizmente foi desligada alguns poucos anos depois, sem mais nenhum álbum lançado.
Recentemente, o Griffin teve seus dois álbuns de estúdio editados em CD no Brasil, pela Hellion Records. Esse material chegou por aqui em edições digitais, até então, totalmente exclusivas, apresentando um belíssimo tratamento sonoro - mixagem, masterização e remasterização -, feito pelo requisitado e competente Patrick Engel (Temple Of Disarmony), ricos encartes com trechos relevantes a respeito da história da banda e detalhes do álbum em questão, além dos tradicionais e belos slipcases e mini posters. Os lançamentos ainda contam com várias faixas bônus exclusivas, sendo justamente Protectors Of The Lair, o mais beneficiado por elas. Nele, a Hellion incluiu um segundo CD, contendo o álbum inteiramente remasterizado e mais algumas ótimas faixas ao vivo retirados de uma apresentação especial de retorno da banda no icônico festival Keep It True de 2011.
Tracklist
Disco 1 - (Remix 2020)
01. Eulogy Of Sorrow / Awakening
02. Hunger
03. Infinite Voyage
04. Cursed Be The Deceiver
05. Tame The Lion
06. Entity / Watching From The Sky
07. Sanctuary
08. Truth To The Cross
09. Poseidon Society- instrumental
10. Eulogy Of Sorrow (Reprise)
Bonus Tracks:
11. Hawk The Slayer (Live)
12. Heavy Metal Attack (Live)
13.Fire In The Sky (Live)
14. Hell Runeth Over (Live)
15. Submission (Life)
16. Name Of The Dance (live)
Disco 2 (Original Mix - Remaster 2020)
01. Eulogy Of Sorrow / Awakening
02. Hunger
03. Infinite Voyage
04. Cursed Be The Deceiver
05. Tame The Lion
06. Entity / Watching From The Sky
07. Sanctuary
08. Truth To The Cross
09. Poseidon Society- instrumental
10. Eulogy Of Sorrow (Reprise)
Bonus Tracks - Live At Keep It True 2011 (Fan Bootleg):
11. Watching From The Sky/Sanctuary
12. Band Introduction/Flight Of The Griffin
13. Hell Runneth Over
Mais Griffin no Sonorizando:
Comentários