828. LEGEND (1981)
Formado no ano de 1980, no país de Jersey, pequena ilha pertencente a Grã Bretanha, o Legend, composto originalmente pelo vocalista Mike Lezala, os guitarristas Pete Haworth e Marco Morosino, o baterista David Whitley e o baixista Eggy Aubert, conseguiu, dentro de seus cinco anos iniciais de trajetória, deixar sua marca no sagrado livro da New Wave Of British Of Heavy Metal através de dois ótimos registros em estúdio lançados entre os anos de 1981 e 1982, que finalmente chegam ao Brasil em formato CD, a partir de mais um tiro certeiro da Hellion Records em títulos do clássico movimento britânico.
Gravado em 1981 e lançado em LP pela Workshop Records, o autointitulado álbum apresentou sete ótimas faixas que resumem bem a qualidade sonora construída na Grã Bretanha entre o final dos anos 1970, até meados da década seguinte. Começando a bolacha com o sensacional e empolgante hit Bad Girl e encerrando-a com o grandioso épico de nove minutos. Song for a Soldier, o disco consegue, de forma muito orgânica e direta, representar mais um resumo de tudo de melhor que foi criado na música pesada durante aqueles explosivos anos. O Rock N' Roll despojado e vibrante das bandas de rock inglesas dos anos 1960/1970, misturava-se com perfeição à agressividade e peso dos riffs de guitarras cada vez mais onipresentes para o Hard Rock. e para entender a importância dessa mistura para a música na época, nada melhor que escutando verdadeiros petardos desse mesmo trabalho, para além dos já aqui citados, como Taste Of Life, Buried Alive, Negligence e Hiroshima, músicas que brincam com as mudanças de tom e intensidade, alternando brilhantemente entre momentos mais lentos e melódicos e outros muito mais fortes e pesados. Viciante!
De 1981 para cá, esse primeiro full lenght do Legend já recebeu edições por múltiplos selos, em LP ou CD, como Svart Records (LP, 2011), High Roller Records (LP. 2017), até finalmente receber sua primeira edição em CD, via Golden Core Records (ZYX Music, Alemanha 2021), sendo essa a edição licenciada pela Hellion Records Brazil. Essa versão nacional, além de apresentar a versão remasterizada do álbum, mais um belo trabalho do mago alemão Patrick W. Engel (e a mesma do vinil da HRR), conta mais uma vez com apresentação visual única, acompanhando os tradicionais Slipcase e mini poster bem comuns aos últimos lançamentos do selo, como também um grande encarte apresentando a história dos primeiros anos banda contados pelo vocalista Mike Lezala e muitas fotos da época. O CD conta ainda com duas faixas bônus, retiradas de um EP lançado em 1982, alguns meses após o segundo trabalho do grupo, Death In The Nursery.
Tracklist
01. Badgirl
02. Taste of Life
03. Buried Alive
04. Negligence
05. Torture
06. Hiroshima
07. Song for a Soldier
01. Badgirl
02. Taste of Life
03. Buried Alive
04. Negligence
05. Torture
06. Hiroshima
07. Song for a Soldier
Bonus Tracks
08. Frontline
09. Sabra & Chatila
08. Frontline
09. Sabra & Chatila
Comentários