841. MINDLESS - MISSIN' PIECES

Após os lançamentos de dois excelentes álbuns, o EP Master Of Evil de 1983 e seu primeiro full lenght, Turn On The Power de 1986, a banda Mindless Sinner, então formada pelo baterista Tommy Johansson, o baixista Christer Carlson, os guitarristas Jerker Edman e Magnus Danneblad e, o espetacular vocalista Christer Göransson; teve problemas com sua gravadora (Fingerprint Records) que não demonstrava interesse em investir e promover a carreira do quinteto. Devido a isso, e objetivando continuar com o grupo na ativa, os suecos resolveram mudar drasticamente seu direcionamento sonoro, saindo do Heavy Metal tradicional e mergulhando em um Hard Rock de espírito totalmente comercial, inspirado no AOR norte americano.
De contrato fechado com uma nova gravadora em 1987, a Delta Recording, e resumindo o seu nome para Mindless - forma de diminuir o vinculo com seu passado dentro do Metal e assim ter acesso a novos públicos -, o grupo chegou ao ano de 1989 lançando seu segundo full lenght, Missin' Pieces. que em 2021 foi relançado pelo atual selo da banda, a Pure Steel Records, nos formatos digital, CD e LP. As canções de Missin' Pieces seguem fórmula seguida por várias outras bandas de heavy metal tradicional européias que, precisando se adequar a mercados mais lucrativos, partiram para um hard rock de veia claramente mais comercial, cheios de baladas e músicas mais acessíveis com refrões pegajosos (a famosa farofa) prontas para rádios e, de fácil acesso para públicos diversos, diferentemente do Heavy Metal e a maioria de seus derivados, que naquele período encontravam-se em baixa e cada vez mais enfiados no underground.
Destacando em sua primeira metade canções como Rockin' In The Heat Of The Night e Hold On, músicas mais vibrantes que conseguem fazer um ótimo link com Turn On The Power, e mostrando que apesar das profundas diferenças ainda trata-se de Mindless Sinner, sobretudo nas grandes performances de Christer, para mim, um dos melhores vocalistas da história do Metal sueco; e a segunda metade onde o mergulho no AOR é realmente profundo e certeiro com composições de grandes melodias, ótimos solos de guitarras, teclados (sem vergonhas) e refrãos escritos para incendiar arenas, como na própria Missin' Pieces e outras tão boas quanto, como Reflections Of Fantasia, StrangerEnd Of The Road.  
A fase Mindless, do Mindless Sinner, acabou sendo extremamente curta, não atingindo os objetivos comerciais pretendidos pelo quinteto. Já no ano seguinte ao lançamento de Missin' Pieces, 1990, o grupo entrou em um hiato que, sem contar uma tentativa de retorno no início dos anos 2000, teve uma duração de quase vinte e cinco anos. Esse retorno, que realmente retomou a carreira dos suecos, trouxe seu nome original de volta e o retorno musical ao Heavy Metal, além de um contrato com o Selo alemão Pure Steel Records que já rendeu, até o momento, o relançamento de toda a sua discografia e dois (ótimos) novos álbuns de estúdio.

Tracklist
01. Heaven Will Know
02. Rockin' In The Heat Of The Night
03. A Dream Of A Dream
04. Hold On
05. Run Away
06. Missin' Pieces
07. Caught Up In The Action
08. Reflections Of Fantasia
09. Stranger
10. End Of The Road
Bonustracks
11. A Dream Of A Dream (Demo '86)
12. Hold On (Demo '86)
13. Run Away (Demo '86)
14. Reflections Of Fantasia (Demo '86)
15. End Of The Road (Demo '86)

Mais Mindless Sinner no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas