844. SCAVENGER - BATTLEFIELDS (ULTIMATE EDITION)
Battlefields (1985), é o primeiro e único full lenght lançado pela incrível banda belga de Heavy Metal tradicional Scavenger através do lendário selo Mausoleum Records. Mais um grande álbum - para muitos (incluindo esse que escreve) uma obra prima do gênero -, parte do impressionante catálogo desse visionário selo, também da Bélgica, especializado em Heavy Metal e derivados que deu espaço para uma quantidade enorme de bandas que surgiam na Europa durante a primeira metade da década de 1980.
Formado em 1984 pelo baixista Roger Roscam, o baterista Luc Ebinger, os guitarristas Patrick Van Schooren e Marc Herremans e o sensacional vocalista Jan Boeken (infelizmente falecido em 2019) entregaram em seu único registro oficial, um dos discos mais empolgantes do metal belga, muito bem influenciado pela New Wave Of British Heavy Metal e também o Hard N' Heavy sueco, em suas maravilhosas melodias e temáticas (bárbaros, batalhas etc), resvalando bem na agressividade extraída do Speed e do Power Metal que também se espalhavam com enorme força pelo continente naquele período e que tornaram-se quase padrão dentro do Heavy Metal belga que revelou vários outros nomes gigantes do estilo como Killer, Acid e Ostrogoth.
Vale destacar como pontos mais fortes no som do Scavenger a junção das entrosadas guitarras de Patrick e Marc e, principalmente, a maravilhosa e peculiar voz do saudoso Jan Boeken, para mim, um dos melhores vocalistas dentre as citadas bandas da Bélgica, por ter um timbre puro Heavy Metal e não convencional. Qualidades que explodem em nossos ouvidos ao escutarmos músicas como No Return, Ready, a faixa título, Rock Fever, Into The Fire, Free e My Ears Are Ringing; composições que reverenciam muito bem grupos que já eram ou que tornaram-se lenda naquele período como Saxon, Judas Priest, Iron Maiden e Heavy Load.
Essa Ultimate Edition, lançada ano passado em CD pela Hellion Records Brazil, conta com áudio remasterizado, extenso encarte com entrevista e fac-símiles de reportagens, releases e fotos da banda nos anos 1980, slipcase e mini poster (já padrão para a maioria dos cds editados pelo selo) e, várias faixas bônus, retiradas de dois materiais, a demo de 1982 quando a banda ainda tinha o nome de Deep Throat, e cinco canções retiradas de uma pequena apresentação ao vivo do grupo em 1984, antes mesmo de lançar Battlefields. No caso dessas faixas, valem muito mais pelo ineditismo (várias não entraram no full lenght mas poderiam facilmente compor a estrutura de um segundo disco da banda) e seu valor histórico, do que pela qualidade dos áudios, apresentados em baixa qualidade e advindos de suas precárias gravações.
Produzido pela dupla Ward Kuczynski e Marc Herremans, digitalizado para esse relançamento pelo incansável e renomado Patrick W. Engel em seu já conhecido estúdio Temple Of Disharmmony e, enfim, restaurado e remasterizado por Andreas "Neudi" Neuderth, Battlefields é um daqueles discos completamente obrigatório (desculpando a "necessária" redundância) em coleções direcionadas ao Heavy Metal tradicional.
Tracklist
01. No Return
02. Devil's Answer
03. Ready
04. Battlefield
05. Rock Fever
06. Into The Fire
07. Vengeance
08. Heartbreaker
09. Free
10. My Ears Are Ringing
Bonus Tracks
Deep Throat - Demo 1982:
11. The Morning After
12. Rock And Roll Fever
13. Stay And Have Me
14. Chuck Stallion
15. Clooser's Blues
For Fans Only! Live 1984:
16. Dirty Love
17. Into The Fire
18. Nightclubbing
19. Punishment
20. Rock Fever
Comentários