849. BREAKER - DEAD RIDER

 
De 1981 a 1984, o baterista Volker Borchert e os guitarristas Eberhard Weyel (também vocalista) e Bertram Kölsch, tentavam a sorte no Heavy Metal com uma banda chamada TNT, onde gravaram duas demo tapes em 1984 mas, não conseguiram dar continuidade aos trabalhos, provavelmente devido a dificuldade em encontrar uma gravadora que bancasse o lançamento de um primeiro full lenght. No ano seguinte, 1985, a sorte do trio mudou através de um recomeço, partindo da entrada do baixista Thorsten Feisel, da mudança do nome para Breaker e da alteração da sonoridade para o Speed Metal que expandia-se fortemente na Alemanha a partir de bandas como Running Wild, Grave Digger, Avenger (que depois mudou seu nome para Rage) e Helloween.
Fechados com a Bacillus Records, gravadora underground de Frankfurt, o Breaker finalmente conseguiu lançar seu primeiro (e único) full lenght no ano de 1985. Intitulado Dead Rider, o Long Play trazia dez composições que apresentam altíssima intensidade e agressividade, bem típico do Power/Speed Metal germânico construído em meados da década de 1980 pelas banda já citadas nesse review, como: Run For Your Life, Born To RockShout Out LoudRapist Killer e Street Fighter que, no decorrer do disco, misturavam-se de forma totalmente orgânica (ou seja, não forçada) ao Heavy Metal tradicional um pouco mais melódico e cadenciado da faixa título, Cold Hearted Woman, Lucifer's Dream, Out Of Control Together We Are Strong,  canções que mostram as óbvias referências (mais melódicas) aos gigantes Iron Maiden, Judas Priest e Accept.
Apesar da curta carreira e de ser pouco conhecido, o Breaker teve, nas figuras de Volker e Eberhard uma certa importância na construção do Thrash Metal Germânico. A dupla tornou-se mais conhecida no meio da música pesada como fundadores e responsáveis pela cozinha da banda de Thrash Accu§er, onde gravaram, seus três primeiros álbuns de estúdio, entre eles o clássico Double Talk, de 1991, do que propriamente com o breaker.
Dead Rider teve seu primeiro lançamento em CD apenas no ano de 2009, pela Cult Metal Classics Records encontrando-se desde então fora de catálogo. Recentemente, a Hellion Records Brazil teve acesso ao licenciamento do álbum via Crazy Life Music, atual detentora dos direitos, lançando-o por aqui nesse ano de 2022, também no formato CD, com apresentação em slipcase, mini poster e quatro faixas bônus gravadas em 1986, antes da dissolução definitiva da banda. Recomendamos!

Tracklist
01. Run For Your Life
02. Born To Rock
03. Dead Rider
04. Shout Out Loud
05. Cold Hearted Woman
06. Rapist Killer
07. Street Fighter
08. Lucifer's Dream
09. Out Of Control
10. Together We Are Strong
Bonus: Speed Metal Demo '86
11. Evil Liar 06:01
12. Down By Law 07:22
13. Screaming For Guilty
14. Law Of War

Comentários

Postagens mais visitadas