853. BIFF BYFORD - SCHOOL OF HARD KNOCKS
Primeiro álbum solo da carreira do lendário vocalista da banda britânica de Heavy Metal tradicional Saxon, Biff Byford, School Of Hard Knocks é um verdadeiro deleite para os fãs do músico - e de sua longeva e produtiva carreira que completou cinquenta anos em 2021 -, por trazer uma boa série de novas composições que conseguem abranger alguns do mais importantes e diversos momentos da riquíssima trajetória de Bifford dentro da música.
Acompanhado na maioria das gravações pelo guitarrista Fredrik Äkesson (Opeth), o baixista Gus Macricostas e o baterista Christian Lundqvist, além de vários convidados e amigos de longa data dentro do Rock e Heavy Metal, como: Phil Campbell (guitarras, Motorhead), Alex Holzwarth (bateria, Rhapsody Of Fire, Avantasia), Nick Baker (bateria, Cradle Of Filth, Dimmu Borgir e Brujeria), Nibbs Carter (baixo, parceiro do Saxon) e, Dave Kemp (teclados); Biff evidencia nesse seu trabalho, sua trajetória de muito sucesso dentro do Heavy/Rock, com dois ótimos blocos de faixas que representam momentos de grande sucesso de sua carreira.
O primeiro desses, conta com as duas boas faixas que abrem o álbum, trazendo um hard n' heavy que lembra bastante AC/DC e os discos da segunda metade dos anos 1980, quando o Saxon mergulhou no Glam Metal em busca de seu lugar ao sol no mercado fonográfico e de shows dos Estados Unidos. O segundo, traz uma excelente série de composições criadas em parceria com Fredrik e Nibbs, que estariam facilmente em um disco regular de sua banda principal, sendo elas as excelentes: The Pit And the Pendulum, Worlds Collide, Pedal To The Metal e Hearts of Steel. A exceção vai para Scarborough Fair, um interessante Folk Rock de inspiração medieval que brota entre essas músicas mais fortes e pesadas.
A terceira e última parte de School Of Hard Knocks, inicia com uma maravilhosa versão para Throw Down The Sword, do Wishbone Ash, banda que inspirou muito a NWOBHM, com suas composições épicas de Hard N' Heavy e as inovadoras guitarras duplas que tornaram-se padrão para a mairia das bandas de Heavy Metal a partir da década de 1980. Apesar da qualidade incontestável da escolha da homenagem, esse momento do álbum representa uma sensível queda em relação ao restante do material, com uma balada pouco inspirada e uma música mais cadenciada que não é ruim, mas também não empolga e que, infelizmente tornam o "fim das aulas nessa escola", um tanto quanto enfadonha e anticlimática.
Muito bem produzido pelo próprio Biff Byford, School Of Hard Knocks foi lançado internacionalmente pela Silver Living Music (selo responsável pelos lançamentos do Saxon desde Thunderbolt, de 2018) e, licenciado no Brasil, em CD, pela Hellion Records.
Tracklist
01. Welcome To The Show
02. School Of Hard Knocks
03. Inquisitor
04. The Pit And The Pendulum
05. Worlds Collide
06. Scarborough Fair
07. Pedal To The Metal
08. Hearts Of Steel
09. Throw Down The Sword (Wishbone Ash cover)
10. Me And You
11. Black And White
Comentários