866. RIOT ACT - CLOSER TO THE FLAME

Após o falecimento de seu guitarrista e mentor, Mark Reale, por uma séria doença degenerativa no ano de 2012, em um momento em que o Riot encontrava-se de volta a ativa com um excelente novo álbum recém lançado, Immortal Soul (2011) e a volta da formação de um de seus maiores álbuns, Thundersteel (1988), parte dos remanescentes dessa derradeira formação, encabeçados pelo baixista Don Van Stavern e o guitarrista Mike Flyntz, com apoio e aval dos familiares de Mark, decidiram por dar continuidade oficialmente a carreira do grupo, mantendo em seu som essa pegada mais veloz e ligada ao Power Metal que renderam mais uma pequena série de álbuns icônicos ao grupo norte americano.
Apresentações do grupo, renomeado como Riot V, em homenagem a Reale, resgataram e recolocaram em evidência outros músicos que foram importantes parceiros do Guitarrista durante sua rica carreira de mais de trinta anos, como os guitarristas Louie A. Kouvaris, responsável pela guitarra rítmica do primeiro disco da foca, Rock City (1975) e seu sucessor Rick Ventura, presente nos quatro álbuns seguintes do Riot, todos considerados clássicos por fãs mais antigos da banda. Diferentemente da citada fase Tony Moore (1988-1990), esse período de quase dez anos, que teve como frontman outros dois saudosos músicos, Guy Speranza e Rhett Forrest, caracterizou-se por composições ligadas ao Hard e Classic Rock e, chegando aos anos 1980, à sonoridade da New Wave Of British Heavy Metal, com a fusão do Hard com o Heavy.
Foram então, justamente a dupla Kouvaris/Ventura que decidiram expandir a experiência da homenagem a Reale, não apenas fazendo um novo grupo para prestar tributo ao período em que foram parte do Riot mas, também, com o objetivo de expandir com composições próprias, em uma banda completamente nova. Foram chamados para compor essa experiência, nomeada Riot ACT, músicos competentes e experientes como o ótimo vocalista Don Chaffin, o baixista Paul Ranieri e o baterista Claudio Galinski. Infelizmente, a tragédia em forma de mortes precoces e motivos diversificados, parece ser uma sina dessa banda, e seguindo os caminhos do próprio - como também dos ex-vocalistas Speranza e Forrest -, Louie Kouvaris, faleceu em 2019, aos 66 anos, após complicações causadas pela infecção do coronavírus causando incertezas a Ventura em relação à continuidade do projeto, que estava prestes a lançar um primeiro EP e cair na estrada em uma turnê européia.
No ano seguinte, e superada essa inesperada e sentida perda, Ventura decidiu por continuar com a banda, já estreando e cumprindo datas ao vivo naquele mesmo ano e preparando o caminho para seu primeiro full lenght, Closer To The Flame.  Lançado oficialmente nos Estados Unidos pelo selo The Store For Music, em abril de 2022, o álbum apresenta a nova banda em duas formas e dois discos distintos. O primeiro deles, apresentando o lado autoral e contendo dez músicas totalmente inéditas de um ótimo e despojado Hard Rock, claramente inspirado na ótima primeira fase do Riot (1977-1981), modernizado pela ótima produção e, tendo como destaque, a faixa título, Smoking Gun, Almost There e Rock Love And Roll. No segundo disco, um glorioso tributo em forma de doze faixas totalmente clássicas, retiradas exatamente daquele período que explicitam perfeitamente a ligação do Riot ACT com o glorioso passado construído por Mark Reale, mentor de verdadeiras obras primas da música pesada norte americana, como Rock City, 49er, Swords And Tequila, No Lies, Warrior, Outlaw e Road Racin', apresentadas aqui em versões animais conduzidas pelas seis cordas de Ventura e as grandes atuações de Don Chaffin.
Closer To The Flame foi licenciado no Brasil pela Hellion Records, que lançou por aqui a a versão mais completa do disco, com dois cds, e com apresentação em slipcase. Indispensável para fãs do Riot.

Tracklist
Disco 01
01. Closer To The Flame
02. Wanted
03. Straight For Your Heart
04. Smoking Gun
05. Almost There
06. Stand Or Fall
07. Love Comes Round
08. Angelina
09. Right Between
10. Rock Love And Roll
Disco 02
01. Rock City
02. 49er
03. Swords And Tequila
04. Overdrive
05. No Lies
06. Tokyo Rose
07. Warrior
08. Don't Hold Back
09. White Rock
10. Outlaw
11. Road Racin'
12. Altar Of The King

Comentários

Postagens mais visitadas