911. HOST - IX

Após atingir seu auge criativo com a obra prima Draconian Times (1995), e de uma turnê extensa de quase cinco anos divulgando esse álbum, o vocalista Nick Holmes e o guitarrista Greg Mackintosh, líderes criativos do Paradise Lost, decidiram por continuar o processo de experimentações nos sons de sua banda, aproximando-se fortemente do Synth Pop e da música eletrônica dos anos 1980, influenciados por bandas do estilo, como o conterrâneo Depeche Mode. One Second (1997) abriu esse período, ainda com um pé mergulhado no Metal e, mesmo assim, deve ter causado significativo estranhamento dos fãs da banda. 
O fato é que, comercialmente, esse processo de mudança foi bastante positivo para a banda, que reviu contrato com gravadoras e passou a atender todo um novo público e conquistar novos fãs. A mudança foi mantida e bastante expandida nos álbuns subsequentes, chegando ao seu ápice com Host. Lançado em 1990, o sexto álbum da banda apresentava uma ainda mais drástica mudança na sonoridade, com composições fora do Metal e mergulhadas na música pop. A partir de 2005, o grupo foi abandonando essa fase e e acabou voltando ao metal, primeiramente o Gothic Metal até que, mais recentemente, trouxe de volta o Death/Doom Metal de seus primeiros anos.
Apesar do grande sucesso da fase, Nick e Greg, como forças criativas imparáveis e donos de projetos musicais paralelos fortes, para além do Paradise Lost e que servem como expansão de suas ideias e gostos musicais, optaram pela criação de mais um deles, dessa vez compartilhando os mesmos desejos e necessidades. No final de 2022, a dupla - Mackintosh é o responsável por todos os instrumentos e programações - anunciou o Host, projeto alternativo ao Paradise e exclusivo de synth-pop/industrial que resgata, em uma roupagem mais madura e muito mais melancólica e gótica, os conceitos sonoros apresentados naquela fase, por isso a referência direta ao álbum de mesmo nome. 
Lançado em fevereiro de 2023 - internacionalmente pela Nuclear Blast e no Brasil pela Shinigami Records -, IX é o primeiro (e esperamos que não seja o único) título do projeto e traz um maravilhoso repertório de canções que explodirão as mentes dos apreciadores da banda britânica e seu desapego com quaisquer tipos de padrões musicais pré estabelecidos. Praticamente irretocável com seu  enxuto repertório de nove faixas, o disco tem como seus maiores destaques Wretched Soul, Tomorrow Sky, Hiding From Tomorrow, My Only Escape e Instinct.
A versão nacional do álbum, no formato CD, apresenta o mesmo conteúdo da edição especial importada, contando com três interessantes faixas bônus: a versão de I Ran da banda inglesa de New Wave A Flock Of Seagulls, o remix atmosférico (de quase quinze minutos) feito pelo músico industrial Lustmord para Hiding From Tomorrow e, a agitada versão para Tomorrow's Sky assinada por Gost.

Tracklist
01. Wretched Soul
02. Tomorrow’s Sky 
03. Divine Emotion 
04. Hiding From Tomorrow 
05. A Troubled Mind 
06. My Only Escape 
07. Years Of Suspicion 
08. Inquisition 
09. Instinct 
Bonus Tracks
10. I Ran (A Flock Of Seagulls cover) 
11. Hiding From Tomorrow (Lustmord remix) 
12. Tomorrow’s Sky (GosT remix)

Comentários

Postagens mais visitadas