919. JAGUAR - RUN RAGGED

Após o lançamento de alguns importantes singles que culminaram no clássico Power Games (1983), a seminal banda da New Wave Of British Heavy Metal, Jaguar, decidiu por mudar (drasticaemente) de caminho dentro de sua carreira, ao mudar de gravadora. saindo da Neat Records para a Roadrunner Records e, lançar  já no ano seguinte, um segundo álbum de estúdio trazendo uma sonoridade totalmente descolada de seu consagrado debbut. This Time afastou a banda do som que muitos apontam como corresponsável para a criação do Speed e Thrash Metal - estilos que surgiram justamente naquele momento histórico do movimento britânico - e, consequentemente, afastou o interesse do público que os caras vinham conquistando até aquele momento.
Com o contrato com a Roadrunner encerrado naquele mesmo ano, 1984, o Jaguar decidiu por encerrar suas atividades, só voltando a ativa no final da década de 1990, estimulados pelo surgimento de uma nova onda de bandas de Heavy Metal (NWOTHM) que resgatou, brilhantemente, a sonoridade e atitude dos anos 1980 para toda uma nova geração de Headbangers. Em 1999, o Jaguar voltou a ativa para a realização de shows, tendo a frente o baixista Jef Cox e o guitarrista Gary Pepperd, membros originais do grupo e, apresentaram o talentoso Jamie Manton para os vocais e, para a bateria, Nathan Cox. No ano seguinte, um primeiro álbum com essa formação foi lançado (Wake Me, 2000) e bem recebido pela mídia especializada e fãs, veteranos e novos, da banda.
Quatro anos após seu retorno, o Jaguar apresentou seu quarto full lenght, Run Ragged (2003), trazendo praticamente a mesma formação de 2000, sendo a exceção a saída de Jeff Cox (justificada por questões pessoais e para cuidar de uma carreira solo que seguiria caminhos criativos diferentes), substituído por Darren Furze, músico que já havia trabalhado em outros momentos com o grupo. Ainda melhor que seu antecessor, Run Ragged apresentou um Jaguar muito bem adequado a seu novo tempo histórico, ao apresentar de forma bastante competente em suas músicas, uma orgânica mistura entre elementos consagrados de seu passado nos anos 1980, a uma vitalidade e força bem características daquele presente. Total destaque para os excelentes riffs de Gary e a absurda atuação de Jamie.
Lançado no Reino Unido pelo selo Angel Air Records e tendo entre suas melhores músicas os petardos As The Crow Flies, Living Hell, Gulf War Syndrome, Nailed, Stray e Eighties, o álbum chegou ao Brasil pelas mãos da Hellion Records, no formato CD, em uma edição dupla, contendo ele e o full lenght seguinte da banda, Metal X (2014).

Tracklist
01. Run Ragged
02. Feng Shui
03. As The Crow Flies
04. No Change Given
05. Living Hell
06. Gulf War Syndrome
07. Nailed
08. Stray
09. This Is Your Life
10. Eighties
11. My Weakness

Mais Jaguar no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas