925. DAMIEN - EVERY DOG HAS ITS DAY

Formado no ano de 1981, auge da NWOBHM na Inglaterra e período de surgimento do Heavy Metal tradicional por todo o mundo, o Damien só viria gravar seu primeiro full lenght, o excelente Every Dog Has Its Day, seis anos depois, em 1987, quando trazia em sua formação o baixista Kevin Kekes, o baterista Johnny Cappeletty, os guitarristas Chuck Stohl e Fritz Adamshick e o vocalista Randy Mikelson. O nome da banda, inspirado no nome do anti-cristo do best seller do autor David Seltzer e da clássica trilogia de filmes protagonizado pelo maléfico personagem, não refletia diretamente na sonoridade apresentada em seu debbut e nos álbuns seguintes, apesar de ser útil na criação de algumas letras com temáticas mais sombrias.
Claramente influenciados pela New Wave Of British Heavy Metal, como também pelo que vinha sendo construído na música pesada em outros pontos da Europa e, obviamente, em seu próprio território, com o U.S. Power Metal, é possível reconhecer nas músicas desse seu diversificado debbut muitas referências as criações de bandas como Judas Priest, Accept e até o Metal Church. Começando com Wolf Dreams, Possession e Serpents Risingmúsicas mais diretas, rápidas e menos complexas, típicas dos movimentos musicais citados e, mais a frente mantendo essa pegada  com a faixa título, o Damien, ao variar no estilo das suas criações, optou por lançar um disco mais diversificado que, onde separando os estilos de composições chegam a soar como álbum ou, até mesmo, bandas distintas. E são nessas mudanças que surgem os melhores momentos de Every Dog Has Its Day, com fortes e impecáveis atuações vocais conduzidas pelo sensacional Wolf, e solos e riffs memoráveis criados pela dupla Stohl/Adamshick em canções absurdas como Give Me A Sign, World Affair, Season Of The Arrow, Race To The End e até a boa power balada I Play For You.
Lançado originalmente pela Select Records e logo depois pela Steamhammer, Every Dog Has Its Days juntamente a toda discografia do Damien, voltaram ao catálogo em 2021, no formato CD, via Lost Realm Records, em edições especiais super caprichadas. As novas edições, perfeita para colecionadores, apresentando farto material extra, encarte volumoso com letras das músicas, pequena biografia da banda acompanhada de muitas fotografias dos músicos na época e, por fim, nesse título, duas boas faixas bônus.
Recomendamos!

Tracklist
01. Wolf Dreams
02. Possession
03. Serpents Rising
04. Give Me a Sign
05. Every Dog Has Its Day
06. World Affair
07. Season Of The Arrow
08. I Play for You
09. Glass City - instrumental
10. Race To The End
Bonus Tracks
11. Death March
12. Fight For Your Life

Comentários

Postagens mais visitadas