926. DRACONIAN - SOVRAN

Sovran, sexto álbum da banda sueca Draconian, lançado internacionalmente em 2015, pela Napalm Records, recebeu edição exclusiva no Brasil, no formato CD, através da parceria entre os selos Cold Art Industry e Mutilation Productions. Selos nacionais que, além desse título, expandiram ainda mais o alcance do grupo do guitarrista Johan Ericson no mercado brasileiro ao trazer, mais uma vez, o espetacular Arcane Rain Fell, disco que já havia recebido uma primeira edição pela Hellion Records em 2005, época de seu lançamento.
Além de Johan, a formação do Draconian contava aqui com os veteranos de banda Jerry Torstensson na bateria, Anders Jacobsson nos vocais guturais, Fredrik Johansson no baixo e Daniel Arvidsson na segunda guitarra. De novidade, a surpreendente estreia de Heike Langhans (mesma vocalista do álbum seguinte, Under A Godless Veil, lançado por aqui via Hellion), em substituição a vocalista original Lisa Johansson. A gravação contou também com a participação do vocalista Daniel Änguede em uma das músicas, Rivers Between Us, fazendo dueto com Heike em uma belíssima atuação com vocais limpos. No ano seguinte, o músico tornar-se-ia baixista do Draconian, ocupando o posto até 2019. 
Sovran, ou soberano em nossa língua, trata liricamente e conceitualmente das duras condições inatas a existência humana e da busca por um possível e desejado descanso ao atingir o crepúsculo da vida, o fim e o silêncio que o acompanha. Letras incríveis que emanam em perfeita simbiose nos desesperados vocais guturais de Anders e com a sublime  suavidade do canto de Heike, que substitui maravilhosamente bem a inesquecível Lisa. Linhas vocais que se conectam perfeitamente aos instrumentais sombrios e arrastados do Doom Metal compostos pelo brilhante Johan Ericson e seus hipnotizantes riffs. Quem chegou a ler os outros textos que fizemos aqui, a partir de álbuns do Draconian, certamente notou a utilização de termos que novamente se repetem, como belo, atmosférico, sombrio e melancólico. Palavras que contemplam perfeitamente o que o grupo passa em suas maravilhosas composições e, por isso, não podem ficar de fora de textos como esse.
Composições como Heavy Lies The Crown, Stellar Tombs, Dishearten, Rivers Between Us e The Marriage Of Attaris são apenas pequenas amostras da grandeza de Sovran e dos perfeitos trabalhos de produção, mixagem e masterização conduzidos por Jakob Herrmann e pelo competentíssimo Jens Bogren (Kreator, Angra e Sepultura). É também um álbum que, apesar de já ter oito anos, mostra o quão grandiosa e digna de atenção é a atual fase do Draconian, mesmo com a recente saída de Heike do grupo para o aguardado e bem vindo retorno de Lisa Johansson.
Maravilhado com o impecável trabalho feito pela Cold Art e Mutilation nos dois álbuns do Draconian, fica nossa torcida para que os selos tenham acesso e, obviamente o interesse, em trazer para o Brasil os demais trabalhos dos suecos que nunca foram lançados por aqui.

Tracklist
01. Heavy Lies The Crown
02. The Wretched Tide
03. Pale Tortured Blue
04. Stellar Tombs
05. No Lonelier Star
06. Dusk Mariner
07. Dishearten
08. Rivers Between Us
09. The Marriage Of Attaris
10. With Love And Defiance

Mais Draconian no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas