941. JAG PANZER - THE HALLOWED
O retorno à formação clássica contando com Harry Conklin nos vocais, John Tetley no baixo e os magos Mark Briody e Joey Tafolla nas guitarras em 2013, além do lonjevo baterista Rikard Stjernquist (com passagens pela banda desde os anos 1980), gerou sensacionais apresentações ao vivo e culminou com a gravação do álbum anterior do grupo, The Deviant Chord (2017). O fato, gerou uma empolgação diferenciada entre esse que vos escreve já que, via de volta à ativa a reunião do quarteto que entregou aos fãs do Jag Panzer seus melhores registros de estúdio.
Em 2018, após quatro anos juntos, Tafolla deu novamente adeus (que eu espero que tenha sido apenas um novo "até logo"), sendo substituído pelo talentoso Ken Rodarte, para o cumprimento de agenda. Também vitimados pela interrupção do setor musical e cultural de apresentações ao vivo, ocasionado pela pandemia da Covid-19, o grupo voltou aos palcos entre o final de 2021 e início de 2022, formalizando a efetivação de Rodarte como segundo guitarrista e já anunciando o processo de composição de um novo full lenght. Esse trabalho, o primeiro conceitual escrito pelos caras desde o incrível Thane To The Throne (2000), recebeu o nome de The Hallowed e foi lançado em 2023 pela Atomic Fire Records (licenciado no Brasil pela Shinigami Records). No álbum, nos é apresentada a história de um grupo de animais sobreviventes em um mundo pós apocalíptico. A história é apresentada sob a perspectiva dos próprios animais em um arco que foi complementado por uma história em quadrinhos lançada pelos caras antes do lançamento do disco.
Musicalmente, The Hallowed traz mais uma vez o Jag Panzer em altíssimo nível técnico, começando por Harry Conklin, que parece preservar o alcance e potência de sua voz em um receptáculo criogênico, até as sensacionais linhas de guitarras do disco, onde Briody mostra, mais uma vez, que a presença mítica de Tafolla é simplesmente isso, um mito, pois as criações e atuações do veterano guitarrista não apenas são o espírito do som do grupo desde o começo dos anos 1980 como - sua atuação - encobre com sobras, qualquer tipo de sentimento de ausência por parte de quem curte muito o trabalho de Joey.
Algumas das melhores faixas do álbum, como Bound As One, Prey, Stronger Than You Know, Edge Of Aknife, Dark Descent e Renewed Flame, parecem ter sido forjadas nos anos 1980 e lapidadas apenas recentemente, se aproximando bastante do espírito dos primeiros discos da banda, já outras, mais cadenciadas e pesadas, trazem justamente a cara mais "moderna" da banda e de suas criações após os anos 2000, como Ties That Bind, Onward We Toil, Edge Of A Knife e a épica Last Rites, que encerra o disco.
Um dos melhores discos do ano.
Tracklist
01. Bound As One
02. Prey
03. Ties That Bind
04. Stronger Than You Know
05. Onward We Toil
06. Edge Of A Knife
07. Dark Descent
08. Weather The Storm
09. Renewed Flame
10. Last Rites 09:51
Mais Jag Panzer:
Comentários