960. GRAVEYARD - 6
Os suecos do Graveyard, finalmente, estão de volta com mais um excelente álbum de estúdio, após cinco anos do lançamento do antecessor, Peace, e superando a decisão tomada em 2016 de encerrar as atividades (que foi abandonada já no ano seguinte e que esperamos que mantenha-se ainda firme).
Novamente lançado pela Nuclear Blast Records, e aqui no Brasil pela Shinigami Records, o álbum recebeu o simples nome de 6, sua posição na discografia, e traz a mesma formação estabelecida no disco anterior, com Joakim Nilsson na guitarra e voz; Jonatan Larocca-Ramm na outra guitarra; Truls Mörck no baixo; e Oskar Bergenheim na bateria. O disco retoma a importante parceria entre Joakim e Truls, membros originais ainda presentes, com o produtor da trinca inicial de discos da banda, Don Ahlsterberg, que para esse trabalho, optou por uma gravação totalmente analógica, "transportando" o som do quarteto direto para os anos sessenta e setenta.
Trazendo composições mais soturnas e melancólicas, 6 é o disco menos pesado/agressivo, ou Hard Rock/Stoner, do Graveyard, apresentando (na obra completa) uma faceta sonora sensivelmente diferenciada em relação ao som mais acelerado e agitado de praticamente todos os outros cinco discos. Nesse, temos uma série grande de composições mais complexas e profundas, com uma forte presença de blues, de pegada mais íntima e sensível que se conecta a proposta apresentada nas letras e em sombrias imagens que parecem do século XIX em representações de situações bizarras, como o Memento Mori, dentro do encarte.
Apresentando múltiplas camadas na maioria de suas composições, o que tornam o disco melhor a cada audição, 6 traz entre seus melhores momentos as faixas: I Follow You, Breath In Breath Out, Sad Song, Just A Drop e Bright Lights; entregando uma sequência maravilhosa de lindas e arrebatadoras músicas que trazem, como seus maiores destaques, as incríveis interpretações vocais de Joakim Nilsson.
01. Godnatt
02. Twice
03. I Follow You
04. Breathe In Breath Out
05. Sad Song
06. Just A Drop
07. Bright Lights
08. No Way Out
Comentários