962. PILEDRIVER - STAY UGLY

Os primeiros anos do Virgin Steele, foram forjados a partir da dificuldade de seu mentor, o vocalista/compositor David DeFeis, em conseguir um bom contrato para o lançamento de seus álbuns. Enquanto não conseguiu um, o músico peregrinou por uma série de gravadoras pequenas e independentes, que o ajudavam a gravar seus discos, mas estavam longe de entregar as condições necessárias para que o perfeccionista vocalista se estabelecesse e se fixasse. Entre esses selos, estava o canadense Cobra Records, por onde o Virgin Steele lançou, em 1985, seu quarto full lenght, o excelente Noble Savage.
Aparentemente, o contrato entre Cobra Records e DeFeis, previa o lançamento de quatro álbuns, que não foram cumpridos com o Virgin Steele, já que a banda lançou o sucessor de Noble Savage, apenas três anos depois e já por uma nova casa. Já os três outros álbuns previstos no acordo, levaram a criação e a gravação de materiais muito distintos ao que o vocalista apresentava em sua banda principal e que, mesmo assim, acabaram tornando-se icônicos dentro do Heavy Metal. E aqui estamos falando de Stay Ugly, do Piledriver, Nightmare Theatre do Exorcist e Sin Will Find You Out do Original Sin, todos lançados em 1986, pela Cobra, e totalmente compostos pela dupla DeFeis e seu grande parceiro, o guitarrista Edward Pursino.
O primeiro dessa trinca, foi justamente Stay Ugly, que teve como peculiaridade, o aproveitamento do material composto no lançamento do segundo full lenght de uma banda já existente. Piledriver foi uma banda de Speed/Thrash Metal formada no Canadá em 1984, pelo excêntrico vocalista Gord Kirchin, que lançou naquele mesmo ano seu álbum de estréia, o bom Metal Inquisition. Como Gord não tinha uma banda formada, foi chamado pela Cobra Records para emprestar o nome de seu grupo, sua perturbadora imagem sado e encaixar sua voz no material composto e tocado por uma formação toda montada por DeFeis, contando com o próprio nos Backing Vocals, Pursino nas guitarras, Mike Paccione no baixo e Robert Espizito na bateria.
As composições de Stay Ugly, apesar de trazerem sonoridades que se encaixavam com a proposta da banda de Gord, ou seja, rápidas e muito agressivas, traziam instrumentais bem mais elaborados e letras mais sérias e complexas do que as apresentadas em Metal Inquisition, o que tirou o Piledriver de uma primeira fase com músicas como Sex With Satan, Alien Rape e Sodomize The Dead, para uma segunda com temáticas sobre mitologia, bruxaria e guerras, a partir de uma perspectiva mais séria, que culminaram em excelentes faixas como The Incubus, Metal Death Racer, The Fire God e The Lord Of Abominations.
Stay Ugly chega agora ao Brasil, via Hellion Records, em uma edição super especial com dois discos, em um luxuoso formato digipak. O álbum saiu como parte da série "Raridade dos anos 80" e é o segundo dos três discos obscuros de DeFeis lançados pelo selo aqui (o primeiro foi o do Exorcist), em uma promessa já anunciada de trazer o triunvirato completo. 

Tracklist
Disc 1
01. The Incubus
02. Metal Death Racer
03. The Fire God
04. Chaos
05. The Warning
06. The Lord Of Abominations
07. Flowers Of Evil
08. The Executioner
Disc 2
The Brutally Hideous Version
01. The Incubus
02. Metal Death Racer
03. The Fire God
04. Chaos
05. The Warning
06. Lord Of Abominations
07. Flowers Of Evil
08. The Executioner
The Monstrously Vile Version
09. The Incubus
10. Metal Death Racer
11. The Fire God
12. Chaos
13. The Warning
14. Lord Of Abominations
15. Flowers Of Evil
16. The Executioner

Comentários

Postagens mais visitadas