965. PANTÁCULO MÍSTICO

Oriunda de Fortaleza, Ceará, a banda brasileira de Pagan Doom Metal (ou seja, som melódico e arrastado, vocais guturais, dentro de um contexto lírico exotérico) Pantáculo Místico, foi formada no final da década de 1990 e é atualmente formada pelo baterista Moisés Amok, o tecladista Tork Highill, o vocalista/baixista Júnior Qz e os guitarristas Cicero Rui e Jhony Garcia. Completando em 2023, vinte e cinco anos de atividades. e tendo em sua curta discografia, apenas uma demo tape, um EP e dois full lenghts lançados, o grupo voltou a ser destaque no cenário underground, local e nacional, com o lançamento de um excelente full length em 2022, o auto intitulado Pantáculo Místico, lançado seis anos após seu debbut album, nos formatos cassete e CD, ambos pelo selo independente do Rio Grande do Norte, Blasphemy Productions.
A forte melancolia no som da banda me trouxe referências que vão do My Dying Bride ao Draconian mas, em vez de embalar essa melancolia do instrumental com letras de características funestas e depressivas, o Pantáculo Místico traz a idéia por traz de seu nome como o cerne do álbum, com letras que se aprofundam na busca pelo desenvolvimento da intuição e do pensamento a partir de ensinamentos que mistural ciência e misticismo. Se destacam no álbum sua abertura, com Exortações (que conta com a participação da vocalista Juliana Weyne, em um poderoso e climático recital) Mandrágora, a faixa título e o encerramento com Ignis Luciferi.
A qualidade das composições, as ótimas letras e a boa produção do material físico, contando com o CD em embalagem digipak, encarte com letras e sensacional projeto gráfico e maravilhosas ilustrações (realmente lindo e digno de destaques) - tudo isso criado pelo talentosíssimo Tork Highill -, abriu as portas para a veterana banda que cravou participações em grandes eventos do cenário local e nacional. Em 2022, logo após o lançamento do disco, marcou presença na décima edição do Festival Alchoolic, em Fortaleza e, recentemente em 2023, foi um dos grandes destaques no maior Festival de música extrema do país, o Setembro Negro Fest, em São Paulo.
O que mais me surpreendeu nesse trabalho, foi a técnica apresentada pelos músicos do Pantáculo Místico e a maturidade de suas composições, qualidades presentes diretamente no envolvente instrumental da banda e na seriedade de suas letras, muito bem justificados como resultados de um legado sonoro que já se encaminha para uma terceira década de idade.

Tracklist
I. Exortações
II. Mandrágora
III. Pentáculo Místico
IV. Axioma
V. Ignis Luciferi

Comentários

Postagens mais visitadas