967. DARK STAR

O álbum de estreia da banda Dark Star é, mais uma das grandes pérolas (escondida e até então inacessível em formato físico para muitos) oriundas do pujante período da New Wave Of British Heavy Metal. Gravado em apenas dez dias e lançado já no primeiro trimestre de 1981 pelo pequeno selo Avatar Records & Screenworks Ltd, considero o disco um dos melhores materiais entregues pela NWOBHM (em um ano que viu a estreia do Iron Maiden, e alguns dos melhores trabalhos de outros gigantes como Def Lepard, Saxon, Tygers Of Pan Tang e Praying Mantis), pela qualidade de seus músicos e força e variedade de suas composições, que tem como carro chefe a incrível Lady Of Mars, considerado o único hit da banda e que a levou ao contrato com o selo que produziu seu debbut e a participar do segundo volume da coleção Metal For Muthas, ao lado de nomes como Trespass e White Spirit.
Formado no ano de 1978 pelo baterista Steve Atkins, os guitarristas Dave Harrison e Bob Key, o vocalista Rik Staines e o baixista Chris Causton, o Dark Star lançou uma primeiro demo em 1980 que já continha a canção Lady Of Mars, a mesma também virou um single de sucesso no mesmo ano, impulsionando o nome do quinteto na Inglaterra. Em 1981, junto ao contrato assinado para lançar o primeiro disco, os ingleses passaram por sua primeira mudança de formação com a substituição do baixista Chris Causton por Mark Oseland.
Das seis músicas apresentadas na demo de 1980, apenas Lady Of Mars foi aproveitada no auto intitulado álbum que, trouxe outras sete novas composições da banda mostrando sonoridades bastante comuns aos sons de muitas das primeiras bandas da Nova Onda. Músicas melódicas cercadas de ótimos riffs de guitarra que transitam entre o Hard Rock e o Heavy Metal, um excelente vocalista e uma cozinha precisa e eficiente, deram vida a outras músicas de grande qualidade como Kaptain America, Backstreet Killer, o folk rock The Musician, Rockbringer e Green Peace, que abordam temas bastante diversos em suas letras, entre eles fantasias, romances e a vida cotidiana. 
Licenciado no Brasil, no formato CD, pela Classic Metal Records, o material traz em seu encarte a minibiografia do grupo, incluindo uma tradução em português (iniciativa sensacional e até aqui, exclusiva do selo), letras das músicas e, como bônus, todas as faixas que o Dark Star lançou na demo de 1980 e no single Lady Of Mars, do mesmo ano. Um material sensacional e exclusivo nas Américas.

Tracklist
01. Kaptain America
02. Backstreet Killer
03. The Musician
04. Lady Of Mars
05. Louisa
06. Rockbringer
07. Lady Love
08. Green Peace
Bonus Tracks
09. Die Tryin'
10. Carry On
11. Rock 'N Romancin'
12. Stars Like Dust
13. Crazy Circles
14. Renegade
15. Screaming (Live)

Comentários

Postagens mais visitadas