983. AVATARIUM - DEATH, WHERE IS YOUR STING

Em 2017, antes do lançamento do terceiro álbum, Hurricane And Halos (2017), o baixisita Leif Edling, idealizador e co-fundador do Avatarium ao lado do guitarrista Marcus Jidel e da vocalista Jannie-Ann Smith, decidiu por deixar sua função de músico na banda, sendo substituído desde então por Mats Rydström, para dar atenção total ao The Doomsday Kingdom e, principalmente, ao Candlemass que voltava a ativa com seu vocalista original Johan Längquist com um novo álbum de estúdio já em produção. Mesmo assim, Leif ainda entregou ao Avatarium quase todas as composições de Hurricane e, ainda participou, mesmo que indiretamente e em bem menor intensidade, do álbum seguinte, The Fire I Long For (2019), com algumas outras músicas.
Em 2022, quebrando um pouco a rotina de um álbum de estúdio a cada dois anos, o Avatarium lançou, pela AFM Records, seu quinto álbum de inéditas, o excelente Death, Where Is Your Sting. Dessa vez a banda sueca entregou seu primeiro trabalho sem nenhuma "intereferência" do lendário baixista no processo de criação, o que trouxe uma sensível diferença na sonoridade e uma nova vitalidade ao que o grupo propõe agora, a partir de 2022 e que, já vinha sendo um pouco mostrado em alguns momentos dos discos anteriores. 
O peso da cozinha, puxado pelas onipresentes cordas do contra baixo de Leif, criavam no som do Avatarium uma atmosfera extremamente densa e perfeita em seu contraste com a espetacular voz de Jannie-Ann. Essa atmosfera, não é mais colocada aqui da mesma forma - mesmo com o grande trabalho executado por Mats e pelo baterista Andreas Habo Johansson -, sendo substituída por canções menos próximas ao Doom Metal e que soam mais atmosféricas e progressivas, com muitas melodias e usos de instrumentos clássicos e uma forte presença de teclados, brilhantemente executados por Daniel Karlsson (também membro do Pain Of Salvation).
Tendo em seu repertório músicas lindas e emocionantes como A Love Like Ours, a faixa título, Mother, Can You Hear Me Now e a espetacular instrumental Transcendent e, de ter também momentos mais pesados e que lembram muito seus dois primeiros álbuns com Stockholm e God Is Silent, até chegar a um meio termo com Nocturne, o Avatarium parece apontar com Death, Where Is Your Sting, a necessidade de seguir por caminhos menos sombrios que os de seus primeiros anos e discos (mesmo que riffs mais pesados se sobressaiam em alguns momentos), saindo da pesada sombra imposta pelo brilhantismo de Leif Edling mas, sem abandonar a originalidade criada com esse sensacional grupo. Ao mesmo tempo, vemos uma clara e crescente prioridade dada a composições que priorizam as cada vez melhores e mais emocionantes atuações de Jennie-Ann, hoje o maior diferencial do Avatarium. 

Tracklist
01. A Love Like Ours
02. Stockholm
03. Death, Where Is Your Sting
04. Psalm For The Living
05. God Is Silent
06. Mother, Can You Hear Me Now
07. Nocturne
08. Transcendent - instrumental

Mais Avatarium:

Comentários

Postagens mais visitadas