996. MAGNUM - HERE COMES THE RAIN

Mantendo o seu ritmo de lançamentos recente, com novos álbuns de estúdio a cada dois anos o Magnum lançou, em janeiro deste, Here Comes The Rain, seu vigésimo terceiro álbum de inéditas que, além de representar a qualidade de uma incrível carreira de mais de cinquenta anos de atividades e uma maravilhosa discografia, representa também a despedida de um de seus idealizadores, o guitarrista e genial compositor Tony Clark que, de forma totalmente inesperada, nos deixou, vítima de uma rara doença na coluna diagnosticada poucas semanas antes do lançamento do disco (Clarkin faleceu apenas cinco dias antes do álbum ser lançado).
Musicalmente, Here Comes The Rain soa como um álbum regular do Magnum, apresentando lindas e épicas melodias, refrões muito bem escritos e grudentos tocados por uma banda bastante entrosada com Rick Benton nos teclados, Dennis Ward no baixo e Lee Morris na bateria e que tem, mais uma vez como destaque, o show de interpretações promovidos por Bob Catley que, aos setenta e seis anos, entende seu momento enquanto músico, adequa com perfeição sua voz mais madura ao som de sua banda e, ainda mostra ser dono de grandes qualidades que mantém firme sua relevância para o Hard Rock. 
A abertura com a enérgica e direta Run Into the Shadows, mostra um Magnum mais próximo ao Rock, com destaques para as linhas de guitarras mais presentes de Tony e a competente cozinha de Dennis e Lee. After The SilenceBlue Tango e The Seventh Darkness são outras que também seguem essa linha e, por serem mais diretas e radiofônicas, algumas dessas acabaram escolhidas como singles para a divulgação desse trabalho. Já a outra face do álbum, contendo a faixa título, Some Kind of Treachery, The Day He Lied, a linda I Wanna Live e Borderline, conta com canções muito mais emocionais, de estruturas mais complexas e pomposas e interessantes flertes com o rock progressivo. São nessas composições onde encontramos a real grandeza do trabalho dos britânicos e do absurdo talento de Bob Catley.
Clarkin e Catley eram, em absoluto, partes indivisíveis da alma do Magnum, e com a partida do amigo,dois meses após o lançamento do álbum, o vocalista anunciou que não poderia continuar com a banda sem a presença do guitarrista e que,  por isso, ela se separaria. Quem imaginaria que a chuva que estava chegando, presente no título desse álbum, seria uma devastadora tempestade? Não existe certeza sobre a decisão do fim da banda ter sido definitiva, ou tomada ainda sob a forte emoção do momento, o fato é que, independente de continuar ou não sem Tony, Here Comes The Rain é um álbum que conseguiu manter intacto o alto nível que o Magnum vinham se impondo nos últimos dez anos e pode ser um fim digno a incrível carreira cinquentenária dos britânicos.

Tracklist
01. Run Into The Shadows
02. Here Comes The Rain
03. Some Kind Of Treachery
04. After The Silence
05. Blue Tango
06. The Day He Lied
07. The Seventh Darkness
08. Broken City
09. I Wanna Live
10. Borderline

Mais Magnum:
Lost on the Road to Eternity (2018)
Live At The Symphony Hall (2019)

Comentários

Postagens mais visitadas