1001. BLAZE BAYLEY - CIRCLE OF STONE


Completando vinte e cinco anos de sua intensa carreira solo e, chegando em 2024 a seu décimo primeiro álbum de estúdio, o vocalista Bayley Alexander Cooke conseguiu, por mais uma vez, garantir a manutenção do alto nível de sua discografia com o lançamento do ótimo Circle Of Stone. Mais uma vez acompanhado dos irmãos (guitarristas) Luke e Chris Appleton, do baixista Karl Schramm e do baterista Martin McNee; Blaze emplaca mais um grande e forte título a sua galeria. 
Lançado pelo músico de forma independente, no primeiro bimestre desse ano de 2024, Circle Of Stone teve um de seus primeiros licenciamentos justamente aqui no Brasil, em formato CD, através da Dynamo Records. A relação do Blaze com o Brasil é bastante próxima e forte, tendo sua banda por diversas vezes por aqui, em turnês geralmente muita extensas que rodam por todo o país. A absurda resiliência do músico - que chegou ao topo comercial de sua carreira quando substituiu Bruce Dickinson no Iron Maiden e gravou dois álbuns com a banda - vem sendo testada rotineiramente desde sua saída da banda de Steve Harris em 1998. A rejeição dos fãs da donzela, refletida nos palcos e nas péssimas vendas do disco Virtual XI, levaram a uma queda em altíssima velocidade do músico, findada quando o mesmo  gravou seu primeiro álbum solo, o ótimo Silicon Messiah (2000), e pôde mostrar todo seu talento como compositor e suas qualidades como vocalistas ao interpretar apenas músicas feitas para sua voz.
Já a trajetória pessoal do vocalista, segue apresentando situações inesperadas que continuam testando sua resiliência, como a perda de sua esposa e empresária em 2008, no momento de um pico em sua carreira solo e, mais recentemente, um ataque cardíaco sofrido durante a turnê do seu álbum anterior, War Within Me (2021), cerca de um ano antes do lançamento desse novo álbum. Sangue, suor e lágrimas, parece ser realmente o mote da carreira do vocalista. 
Falando agora, especificamente, de Circle Of Stone, temos nesse álbum mais uma explosão de energia sonora, construída a partir de uma série de maravilhosos riffs criados por Luke e Chris e, principalmente, pelas surpreendentes atuações vocais de Blaze que parece ter superado totalmente o problema de saúde que teve no ano passado. O material tem entre suas melhores composições, as faixas: Mind Reader, Tears In Rain, Rage, The Year Beyond This Year e a faixa título - que conta com a participação especial de Niklas Stålvind, vocalista do Wolf e do The Doomsday Kingdom.

Tracklist
01. Mind Reader
02. Tears In Rain
03. Rage
04. The Year Beyond This Year
05. Ghost In The Bottle
06. The Broken Man
07. The Call Of The Ancestors - instrumental
08. Circle Of Stone
09. Absence
10. A Day Of Reckoning
11. The Path Of The Righteous Man
12. Until We Meet Again

Mais Blaze Bayley:

Comentários

Postagens mais visitadas