1007. DAMMAJ - MUTINY

Formada a quarenta e três anos atrás, na famosa região da Bay Area, San Francisco, Estados Unidos, a banda de Heavy Metal tradicional, Dammaj, era composta pelo vocalista Greg Hill, o baterista Bob Newkirk, e a familia inglesa Gilbert, do baixista Steve e dos guitarristas Mick e Rich.
Com apenas algumas demo tapes gravadas, entre os anos de 1982 e 1985, o Dammaj finalmente conseguiu seu primeiro contrato com uma gravadora para o lançamento de um primeiro full lenght, em 1986. Mutiny foi lançado em 1986 pela Roadrunner Records, apenas no formato vinil, e trazia oito ótimas composições inspiradas nas aventuras e desventuras da pirataria marítima surgida entre os séculos XVI e XVII, quando as grandes nações europeias desbravavam os sete mares "saqueando" as riquezas alheias em perversos projetos de colonização. Apesar de contemporâneos do Running Wild (grupo de maior nome dentro da exploração desse tema e criador de uma marca sonora única) e compartilhar das mesmas temáticas em suas letras, musicalmente o Dammaj se aproximava mais de outras bandas do Heavy Metal, sobretudo britânicas e fortes dentro da NWOBHM, como o Judas Priest e Saxon.
Mesmo tendo conseguido assinar com uma boa gravadora, a Roadrunner, e terem acompanhado grandes bandas em turnês pelos Estados Unidos - Saxon, Queensryche, Nazareth e Quiet Riot, entre outras -, o Dammaj encerrou suas atividades no ano seguinte a gravação de seu primeiro disco, após os lançamentos de alguns singles de divulgação. O mercado e a própria gravadora, naquele momento, viraram os olhos para o surgimento da músicas mais agressivas e extremas e o Heavy Tradicional foi, aos poucos, sendo momentaneamente deixado de lado.
Em 2012, após um anúncio de retorno do grupo, vinte e cinco anos depois de sua separação, a Skol Records anunciou ter os direitos de Mutiny para o lançamento do álbum pela primeira vez no formato CD. Em paralelo, a Blood & Iron Records adquiriu a licença com a Skol para o relançamento do material também no formato vinil. Mesmo não conseguindo (ou tendo o interesse de) resolver os "problemas" de produção contidos na obra original, o relançamento promovia um muito bem vindo resgate dessa pérola do underground e, acrescentava diversas faixas bônus, sendo quatro no LP e cinco no CD. 

Tracklist
Lado A
01. Smuggler
02. Devils & Angels
03. March Of The Gladiators
04. Without You
05. Mutiny
06. Leather Master
Lado B
07. Clashes Of Steel
08. To The Bitter End - instrumental
Bonus Tracks
09. Another Lonely Night
10. March Of The Gladiators
11. Leather Master
12. Metal Rules

Comentários

Postagens mais visitadas