1010. SAXON - HELL, FIRE AND DAMNATION
Vinte cinco álbuns gravados em estúdio - contando as duas compilações de covers lançadas recentemente -, em uma carreira que ainda não chegou aos cinquenta anos completos, mas já próximos a esse imponente marco temporal. Poucas bandas tem (ou terão) uma carreira tão intensa e prolífica quanto a da veterana banda de Heavy Metal Saxon que entregou, no início de 2024, Hell, Fire And Damnation, com lançamento nacional em CD via Shinigami Records, através de licenciamento exclusivo cedido pela Siver Lining Music.
Atualmente, o Saxon conta em sua formação, com o vocalista Biff Bifford, o baixista Nigael Glockler, o baterista Nibbs Carter, veteranos na banda desde os anos 1980, e uma dupla de guitarristas formada por Doug Scarrat (na banda desde 1995) e o novato Brian Tatler (aquele mesmo, do Diamond Head) que, dispensando mais apresentações, entrou inicialmente para substituir Paul Quinn apenas nos palcos mas, acabou creditado em quase todas as composições de Hell, Fire And Damnation e hoje foi oficializado como membro permanente, enquanto Paul, segundo os créditos no encarte do material, gravou apenas guitarras adicionais em duas faixas do disco. A produção/mixagem/masterização do álbum ficaram, mais uma vez, sob a tutela de Andy Sneap, com co-produção de Byford.
Mantendo o sarrafo lá no topo em relação a seu processo criativo, o Saxon continua sua trajetória praticamente irretocável de lançamentos, principalmente a partir da década de 1990, conseguindo mais uma vez gravar um disco de altíssimo nível que faz juz e é digno de sua incrível discografia. Hell, Fire And Damnation é um trabalho da banda que dialoga muito bem com os álbuns do início dos anos 1980, apresentando aquela proximidade entre Hard Rock e Heavy Metal com total maestria. Mesmo assim, não deixa de manter a coerência com os lançamentos recentes ao trazer composições mais épicas e em meio tempo, com instrumentais mais elaborados, mas também mais contidos, o que se justifica também pelo avançar da idade de alguns dos membros mais veteranos da banda.
Hell, Fire And Damnation tem entre suas faixas mais marcantes, a própria que nomeia o álbum, Madame Guillotine, Kubla Khan And The Merchant Of Venice e Witches Of Salem. Donos de um estilo totalmente próprio, o Saxon entregou aqui, um de seus trabalhos recentes de maior qualidade (que já desponta como meu favorito entre os lançados nesses ultimos dez anos), o que é totalmente incrível, pois estamos falando de uma banda prestes a completar bodas de ouro.
Tracklist
01. The Prophecy
02. Hell, Fire And Damnation
03. Madame Guillotine
04. Fire And Steel
05. There's Something In Roswell
06. Kubla Khan And The Merchant Of Venice
07. Pirates Of The Airwaves
08. 1066
09. Witches Of Salem
10. Super Charger
Mais Saxon:
Comentários