1021. EMERALD - IRON ON IRON

Lançado pela Iron Glory Records, em Cd, no ano de 1999, Iron On Iron é a excelente e muito bem vinda regravação do obscuro Diver Down, primeiro álbum lançado pela banda de Heavy Metal holandesa Emerald, lançado originalmente pelo selo Megaton Records (Torch, Angus, Axewitch, Exises, Picture),  e tem um considerável peso histórico para o póprio estilo, na Holanda.
O Emerald, formado originalmente pelo baixista Essie Zagers, o baterista Rudy Marissen, o guitarrista Allard Ekkel e o vocalista Bert Kivits, é considerado um dos percussores do Heavy Metal nos países baixos. Juntos desde 1975 quando se chamavam The Thrash, passando pela primeira mudança de nome no início dos anos 1980 quando se chamava Warrior e acompanhava de perto o desenvolvimento da New Wave Of British Heavy Metal na Inglaterra, o Emerald finalmente assumiu seu nome definitivo em 1984, e logo no ano seguinte conseguiu contrato com a Megaton onde gravou seu primeiro álbum de estúdio.
Redescobertos em 1998, chamam a atenção da Iron Glory, que compra os direitos de Diver Down e o relança trazendo significativas mudanças. A capa é alterada, sendo substituída por um desenho mais conectado com as bandas de Heavy Metal undergrounds clássicas, o título também uma repaginada, pelo mesmo motivo e, por fim, as faixas são trocadas de posição dentro do trabalho. A repercussão em torno do disco é bastante positiva e a banda decide voltar a ativa em 2002, mantendo-se em atividade até hoje, tendo Allard, Bert e Rudy a frente, e as chegadas do guitarrista Paul van Rijswijk e do baixista Peter Wullems, em substituição a Essie Zagers, infelizmente falecido em 2016.
Tendo em seus melhores momentos a faixa título, D-Day, Shadows of Almighty  e Witch, o Emerald mostra em Iron On Iron (Ou Diver Down, para quem teve a sorte de conhecer antes), as forças dos vocais esganiçados e potentes de  Bert Kivits e, dos ótimos riffs e solos de Allard Ekkel. O quarteto também expunha em seu incrível debbut, a grande força do maravilhoso (e ainda pouco conhecido e explorado no Brasil) Heavy Metal holandês, movimento europeu que destacou-se por saber unificar, muito bem, grandes características apresentadas pelas bandas e movimentos dos países vizinhos, como os vocais fortes  e mais agressivos do Speed Metal alemão, as melodias do Hard n' Heavy sueco e as variações da influente e predominante NWOBHM.

Tracklist
01. Hell Racer
02. Iron On Iron
03. D-Day
04. Shadows Of Almighty
05. Down Town
06. Angels Of The Red Lights
07. Suicide
08. Witch
09. Johnny's On The Run
10. Sirens

Comentários

Postagens mais visitadas