1023. CLOVEN HOOF - HEATHEN CROSS
Mantendo a banda em atividade contínua e, com lançamentos de estúdio regulares desde 2001, Lee Payne e seu Cloven Hoof, chegam a 2024 apresentando mais um petardo de puro Heavy Metal. Intitulado Heathen Cross, é o nono full lenght da lenda do Heavy britânica que, além de apresentar mais uma ótima leva de composições, juntou Payne, um dos nomes mais importantes da cena da NWOBHM, ao mítico vocalista norte americano Harry Conklin (Jag Panzer, Titan Force), um dos maiores nomes de outro movimento extremamente importante para a música pesada nos anos 1980, o US Power Metal.
Acostumado a fazer rodar os músicos que o acompanham no Cloven Hoof - inclusive os vocalistas -, mas geralmente apresentando para os postos nomes de menor expressão e experiência, dessa vez Payne resolveu mudar o perfil de sua seleção, escolhendo para o posto de vocalista (em substituição ao talentoso George Call que havia gravado os três últimos full lenghts), um verdadeiro gigante da música underground. Concklin, prestes a completar quatro décadas e meia de carreira, vem participando de uma quantidade enorme de projetos, mantendo atualmente em atividade cinco (!!!) bandas, sendo o Cloven a mais recente deles.
Ainda acompanhado ados guitarristas Chris Coss e Luke Hatton, do agora baterista Ash Baker e do tecladista Chris Dando; Lee, e o "novato" Harry, apresentam em Heathen Cross uma boa variedade de composições que se desconectam um pouco do Power Metal mais acelerado e agressivo da escola americana que o Cloven Hoof vinha surfando com grande intensidade já há algum tempo. No novo álbum, muito mais heterogêneo musicalmente, temos músicas muito aceleradas como Redeemer, Darkest Before The Dawn, Vendetta e Frost And Fire, ocupando o mesmo espaço de outras bastante diferentes, cadenciadas, melódicas e até épicas, como Do What Thou Wilt, Last Man Standing, Curse Of The Gipsy, Sabbat Stones e The Summoning que mostram, além da riqueza criativa do sexteto, a fuga de rótulos nesse momento da carreira que chega em 2024 aos seus quarenta e cinco anos.
Heathen Cross foi lançado internacionalmente em CD, LP e Cassete pela High Roller Records e, no Brasil, foi licenciado pela Hellion Records que o lançou no formato digital, em uma ótima edição com apresentação especial em slipcase.
Tracklist
01. Benediction - instrumental
02. Redeemer
03. Do What Thou Wilt
04. Last Man Standing
05. Darkest Before The Dawn
06. Vendetta
07. Curse Of The Gypsy
08. Frost And Fire
09. Sabbat Stones
10. The Summoning
02. Redeemer
03. Do What Thou Wilt
04. Last Man Standing
05. Darkest Before The Dawn
06. Vendetta
07. Curse Of The Gypsy
08. Frost And Fire
09. Sabbat Stones
10. The Summoning
Mais Cloven Hoof:
Comentários