1030. MALEDICTION - COMDAMNÉS

Após mergulhar na história do Heavy Metal francês e trazer, pela primeira vez ao Brasil, a discografia da clássica banda dos anos 1980, Sortilège - alguns dos discos em versões especiais incríveis e exclusivas do mercado brasileiro -, a Hellion Records retorna ao país de Voltaire e Jean Jacques Rousseau, e traz ao nosso mercado o primeiro full lenght do Malediction, uma verdadeira pérola do início dos anos 2000 entregue aos fãs de Metal pelos compatriotas e "herdeiros" de Christian "Zouille" Augustin (Sortilège).
Formado em 1997 pelo vocalista Sylvain Mollard, o baixista Olivier Messaoui,  baterista Nicolas Mollard e os guitarristas Mathieu Poulain e François Falempin, o Malediction lançou, entre 1999 e 2000, uma primeira demo com essa formação, onde apresentou a base do que seria seu vindouro primeiro álbum de estúdio. Chamando bastante atenção da cena com músicas épicas e poderosas como Le Fils De Satan e Condamné, a banda conseguiu fechar com o selo francês Brennus Music, o lançamento de seu álbum de estreia que, recebeu como título, justamente a mellhor faixa apresentada em sua demo, Condamné.
Lançado em 2003 já, e somente, no formato CD, Condamné trazia uma pequena mudança no line up do Malediction, com a saída do guitarrista François Falempin e, com Sylvain assumindo a segunda guitarra em paralelo aos vocais. Na sonoridade, os franceses apresentaram gritantes inspirações do Heavy Metal tradicional europeu dos anos 1980, sobretudo o britânico, puxando como pilares de seu som: 1 - a predominância de riffs e solos conduzidos por guitarras duplas (como Judas Priest e Iron Maiden); 2 - a forte presença da cozinha, não apenas para ditar ritmo ou velocidade às músicas; 3 - e vocais limpos e melódicos que seguem firmes o trabalho das bandas aqui já citadas, sobretudo o Sortilège, já que a banda também escolheu a sua língua natal, e não o inglês, para o registro de suas músicas.
Contando em seu repertório com faixas magníficas como Prince des ténèbres, Le fils de Satan, a faixa título, L'horloge e L'ange Noir, essa verdadeira pérola do Heavy Metal francês (que eu sou a cada dia mais fã) chegou recentemente ao Brasil, em uma edição absolutamente incrível em CD, com apresentação em digipak, arte da capa recriada, encarte com letras das músicas e, o principal, um disco extra contendo faixas ao vivo gravadas em 2001, alguns remix de 2015 e quatro das cinco músicas da demo de 2000, sendo a exceção Les Enfants de L'Ombre, ótima cover do ADX já presente no álbum regular.
Uma curiosidade para quem descobriu esse material apenas agora, Comdamnés já havia sido lançado no Brasil, anteriormente. Em 2006, o álbum saiu no formato LP, com vinil na cor laranja, pelo selo Dies Irae Records. A primeira lançada em vinil, no mundo.

Tracklist
Disco 1
01. Prince Des Ténèbres
02. Le Fils De Satan
03. Condamné
04. Le Masque De Fer
05. L'Horloge
06. L'Ange noir
07. Apocalypse - instrumental
08. Les Enfants De L'Ombre (ADX cover)
Disco 2
01. L'Ange Noir (live 2001)
02. Le Fils De Satan (live 2001)
03. Condamné (live 2001)
04. L'Horloge (live 2001)
05. Apocalypse (remix 2015)
06. Condamné (remix 2015)
07. Prince Des Ténèbres (demo 2000)
08. L'ange Noir (demo 2000)
09. Apocalypse (demo 2000)
10. Le Fils De Satan (demo 2000)

Comentários

Postagens mais visitadas