1045. VIRGIN STEELE - GUARDIANS OF THE FLAME
Em 1982, o Virgin Steele - formado então pelo vocalista/tecladista David DeFeis, o guitarrista Jack Starr, o baixista Joe O'Reilly e o baterista Joey Ayvazian -, deu início a sua trajetória, com o lançamento de um auto intitulado álbum que, apesar de apresentar uma sonoridade totalmente dentro do Hard e Rock, trazia conceitos e variações que saiam do campo da maioria das bandas do estilo na época. Apesar de completamente diferente do que apresentaria nos anos seguintes, a banda já demonstrava o gosto por temáticas mais épicas e instrumental com muitas variações.
No ano seguinte, ainda sem conseguir fechar com uma grande gravadora, o Virgin Steele lançou seu segundo full lenght, que recebeu o nome de Guardians Of The Flame, através de um contrato com o pequeno selo Mongol Horde. E, mesmo ainda sem ter um porto seguro para desenvolver seu trabalho, a banda já demonstrava claramente o tipo de som e conceitos que trabalharia a partir dali e que se fortaleceria nos anos seguintes, tornando-se sua marca.
A mistura entre Heavy Metal épico, com influências de música clássica e atuações vocais teatrais já deram origem, aqui, a um belo punhado de clássicos da carreira da banda, como: Don't Say Goodbye (Tonight), Burn The Sun, The Redeemer, Guardians Of The Flame e Hell Or High Water.
Guardians Of The Flame representou, também, o fim da primeira formação do Virgin Steele. Por divergências criativas e de interesses, Jack Starr que havia começado a banda, se afastou, sendo logo substituído por Edward Pursino (na banda até hoje e grande parceiro musical de DeFeis). Após uma briga judicial pelo nome do grupo, Jack e David entraram em um acordo comercial, e o resto é história.
Dos inúmeros relançamentos que o álbum recebeu, vale destacar os dois mais recentes. Em 2019, a No Remorse Records lançou os dois primeiros álbuns da banda em CD e LP, remasterizados e trazendo várias faixas extras. Em Guardians Of The Flame, foi apresentado como material extra, do CD, as faixas de Wait For The Night, EP lançado em 1983 e algumas boas sobras de estúdio. Nesse material, destacam-se a linda balada A Cry In The NIght e a matadora I Am The One. Durante esse ano de 2024, DeFeis conseguiu, mais uma vez, relançar seus dois primeiros discos, agora pela Steamhammer e seguindo exatamente a linha dos outros lançamentos expandidos de sua discografia (com versões bônus diferentes das já lançadas, material gráfico impecável e um sensacional processo de remasterização e remixagem dos álbuns) que, inicialmente, iam de Noble Savage (1985) a Visions of Eden (The Lilith Project: A Barbaric Romantic Movie Of The Mind), lançado em 2006.
Tracklist
01. Don't Say Goodbye (Tonight)
02. Burn The Sun
03. Life Of Crime
04. The Redeemer
05. Birth Through Fire - instrumental
06. Guardians Of The Flame
07. Metal City
08. Hell Or High Water
09. Go All The Way
Bonus Track - No Remorse Records Version
10. A Cry In The Night
11. I Am The One (EP bonus)
12. Go Down Fighting (EP bonus)
13. Wait For The Night (EP bonus)
14. Great Sword Of Flame (live)
15. Rising Unchained (alternate version)
16. Blighted Spring (new bonus track)
17. Self Crucifixion (demo version)
18. Love & Death (demo version)
Mais Virgin Steele:
Comentários