1046. LEPROUS - MELODIES OF ATONEMENT
Sendo praticamente um neófito dentro da discografia da banda norueguesa de Metal Progressivo Leprous e, não tendo realizado nenhuma busca de materiais anteriores - com exceção do trabalho anterior, Aphelion (2021), que eu já conhecia -, para algum tipo de comparação, gostaria de me ater aqui ao álbum em questão já que, pelo que percebi através de outros blogs que também revisaram o álbum, existe uma certa divergência de opiniões entre quem já os conhecia de longa data e esperava algo mais semelhante ao passado mais distante do grupo e, quem se desprendeu disso e focou apenas no presente. O que está escrito aqui, se insere nesse segundo grupo.
Conseguindo manter a mesma formação desde 2017, com os guitarristas Tor Oddmund e Robin Ognedal, o vocalista/tecladista Einar Solberg, o baixista Simen Børven e o baterista Baard Kolstad o Leprous lançou, nesse ano de 2024 e mais uma vez pela Inside Out Music, o excelente Melodies Of Atonement. Muito bem produzido por David Castillo e pelo vocalista Einar Solberg, esse é o oitavo álbum de estúdio gravado pela banda e, o segundo consecutivo desses lançado no Brasil pelo selo Urubuz Records.
Melodies Of Atonement traz uma série de letras com temáticas fortes e bastante melancólicas, que dão o tom ao sensacional instrumental criado para suas dez faixas. Momentos progressivos com lindas melodias e as maravilhosas linhas vocais construídas por Solberg (que em alguns momentos até me lembram Morten Harket, do A-ha), encaixam-se perfeitamente nos momentos mais pesados que o disco apresenta, onde os riffs de Tor e Robin ajudam a aumentar as sensações de urgência e gravidade cantadas nas letras.
Tendo como alguns de seus destaques, My Specter, I Hear The Sirens, Like A Sunken Ship, Self-Satisfied Lullaby e Unfree My Soul, o Leprous entrega aqui em Melodies Of Atonement, além de um dos melhores títulos do ano, em seu estilo, mais um daqueles discos repleto de camadas (inclusive, me lembrando bastante o trabalho do Pain Of Salvation nas intensidades das atuações vocais e quando transita entre sons aparentemente tão distintos) e que, a cada audição, nos permite a descoberta de novos elementos tornando-o, com o tempo, cada vez melhor. Discaço!
Tracklist
01. Silently Walking Alone
02. Atonement
03. My Specter
04. I Hear The Sirens
05. Like A Sunken Ship
06. Limbo
07. Faceless
08. Starlight
09. Self-Satisfied Lullaby
10. Unfree My Soul
Comentários