1085. CHARIOT - THE WARRIOR

O lançamento conjunto de The Warrior (1984) e Burning Ambition (1986) no Brasil, dois primeiros álbuns da ótima banda da New Wave Of British Heavy Metal, Chariot, mostra mais um grande acerto de curadoria do selo nacional Metal Army que, além de sempre caprichar bastante na qualidade de seus lançamentos, vem trazendo grandes materiais de diferentes bandas e estilos e, já nos proporcionou álbuns que há tempos estavam fora de catálogo por aqui  ou, nunca haviam sequer recebido edições nacionais em nenhum tipo de mídia física. No caso específico dos britânicos, esses materiais já haviam sido lançados no Brasil, apenas em vinil, pela Woodstock Records, no ano de 1987, portanto, já sendo os dois discos conhecidos dos colecionadores brasileiros.
Formado em 1981 e liderado pelo saudoso vocalista/guitarrista Pete Franklin, acompanhado do baixista John Smith, o baterista Jeff Braithwaite e, do também guitarrista Scott Biaggi, o Chariot teve dois momentos distintos em sua carreira, até o falecimento de Pete, em 2021, quando encerrou suas atividades (pelo menos até esse momento) após seis álbuns de estúdio gravados. No que podemos chamar de primeira fase (entre os anos de 1981 e 1987), o som da banda é representado pelos dois discos que foram lançados no Brasil. Esses discos trazem justamente, a ligação da banda britânica com a sonoridade típica da NWOBHM, privilegiando características encontradas no Classic e Hard Rock dos anos 1970 e início dos 1980, levando a composições que apresentam peso mas, são prioritariamente melódicas e mais diretas. Pete e companhia também traziam ao som do Chariot muitos elementos que faziam parte do Heavy Metal que desenvolvia-se naquele momento por bandas como Saxon e Judas Priest, ao mesmo tempo que, também como essas, observando a necessidade de abrandar o som pela necessidade apresentada pela mídia e mercado já que, naquele período, a grande maioria das bandas que buscavam se viabilizar economicamente, buscavam agradar o maior público consumidor do planeta, o norte americano.
The Warrior, lançado em 1984 (ano áureo para o Heavy Metal, em todo o planeta), é o melhor álbum lançado pelo quarteto. Bastante coeso e homogêneo em qualidade, traz grandes atuações de Pete nos vocais (em vários momentos do disco, seu timbre me lembra bastante o de Clutch Carrutchers, sensacional vocalista original do Tyson Dog, contemporâneo de NWOBHM e, infelizmente, morto em 2022), sendo essa, para mim, a maior força deste primeiro álbum. Destaco também o ótimo trabalho de guitarras do álbum desenvolvido por Pete e Scott, apresentando sempre empolgantes riffs e solos que proporcionam a citada transição do som da banda entre o Heavy e Hard (quem gosta do Saxon provavelmente vai gostar bastante do Chariot). 
Por fim, o disco, que foi remasterizado em 2023 por Ben Machin tem entre suas melhores músicas, as faixas: Take Your Hands Off Me, Don't Forget, Warriors, a maravilhosa Horizons e Evil Eyes. Um discaço! 
 
Tracklist
01. Love Or Leave Me
02. Take Your Hands Off Me
03. Don't Forget
04. Run With The Pack
05. Warriors
06. When The Moon Shines
07. Power Games
08. Horizons
09. Evil Eye
10. Vigilante


Comentários

Postagens mais visitadas