1089. THRESHOLD - WOUNDED LAND (2024 REMIX)
O grupo britânico de Metal Progressivo Threshold, começou sua carreira em 1988, fazendo shows explorando bandas já prestigiadas de metal como o Ratt e Testament. No ano seguinte, gravaram sua primeira demo tape, com uma formação fixa composta pelos guitarristas Karl Groom e Nick Midson, o baixista Pete Crawford e o vocalista/baixista Jon Jeary - que, em seguida, assumiria exclusivamente as quatro cordas. Em 1990 e 1991, os caras lançaram outras duas demos e começaram a apresentar um repertório mais amplo e com músicas que, finalmente chamaram a atenção de uma primeira gravadora.
Com a formação consolidada a partir das entradas do baterista Tony Grinham, do tecladista Richard West e do vocalista Damian Wilson, o Threshold entrou em estúdio com o suporte da gravadora Giant Eletric Pea e tendo o guitarrista Karl Groom como produtor, gravou seu primeiro álbum de estúdio, o excelente Wounded Land, em 1993.
Com o nome do álbum e a maioria das letras inspiradas no livro de fantasia The Wounded Land (A Terra Ferida) - escrito pelo romancista norte americano Stephen Donaldson -, e outras inspiradas em temas mais sociais e políticos, como a guerra do Iraque e o abuso de drogas, esse primeiro álbum do Threshold (já) apresenta a banda em alto nível criativo e técnico, sem o abuso de "preciosismos ou virtuosismos" (de cara, já diferenciando a banda de muitos outros nomes do Prog Metal, como o Dream Theater), evitando o risco de tornar seu som pretencioso e enfadonho.
Grande parte das músicas de Wounded Land, aproximam-se dos dez minutos de duração possibilitando, em várias delas, construções de ótimas variações instrumentais, produzidas pelas uniões entre melodias de guitarras, teclados e sintetizadores (que lembram bastante o Rush em muitos momentos) e, refrãos incríveis extremamente bem conduzidos por Damian Wilson. A competente união desses elementos transformam a maior parte das canções, do álbum, em empolgantes jornadas emocionais e épicas, sendo as mais incríveis as presentes em Consume To Life, Days Of Dearth, Sanity´s End, Paradox e Surface To Air.
Em 2024, Wounded Land foi licenciado pela primeira vez no Brasil. A edição, lançada pela Shinigami Records, traz o álbum remasterizado e remixado, contendo encarte completo e três faixas bônus, retiradas das primeiras demos lançadas pelo Threshold.
Tracklist
01. Consume To Live
02. Days Of Dearth
03. Sanity's End
04. Paradox
05. Surface To Air
06. Mother Earth
07. Siege Of Baghdad
08. Keep It With Mine
Bonus Tracks
09. Intervention
10. Conceal The Face
11. Shifting Sands
Comentários