1091. RELLIK - KILLER

 
Na primeira metade dos anos 1980, o Heavy Metal dava seus primeiros passos (e talvez os mais importantes) em várias regiões dos Estados Unidos ao revelar bandas que logo tornariam-se ícones da música pesada, como: Metallica, Slayer, Savatage, Anthrax, Metal Church Queensrÿche. Muitos desses grupos gravaram excelentes álbuns que tornaram-se clássicos com o tempo, tornando-se influências diretas para diversas outras bandas que surgiam claramente a partir de seus rastros. Além disso, muitos desses grupos, através de suas claras diferenças criativas, acabaram por criar, ou impulsionar, outros movimentos sonoros que seriam fundamentais para a grande expansão que o Heavy Metal teve durante a década de 1980. E, apesar do crescimento exponencial do número de bandas naquele período, empolgadas com a possibilidade de conseguirem bons contratos e viverem plenamente, ou até minimamente, o "sonho Rock N Roll", pouquíssimas delas, independente das qualidade de seus músicos e composições, conseguiram furar a barreira do mainstream - barradas por uma estrutura que estava muito mais focada na farofada proporcionada pelas bandas de Rock de Arena -, ou até mesmo tiveram condições de manterem carreiras minimamente estáveis, que garantissem pelo menos suas subsistências.
Entre esses grupos que não furaram a bolha, encontrava-se o Rellik, formado originalmente em 1983, em San Jose - California, a partir de alguns bons músicos que chegaram a girar por algumas outras bandas no período. Tendo algum material lançado de forma independente, entre 1986 e 1991, o grupo acabou encerrando as atividades sem ter lançado nenhum full lenght. Utilizando como título o significado do palíndromo incluído pelo Rellik ao batizar a banda, Killer é uma compilação com onze músicas da banda de Heavy Metal Tradicional norte americana. Lançada em 2002 pelo selo germânico Iron Glory Records, no formato CD, o material traz todas as gravações registradas pelo grupo formado em 1983, pelo baixista Robert Canchola, o baterista Steve Pelletier, os guitarristas Kent Robertson e Mark Fredrikson e, o vocalista Mike Moore, em registros de áudio de ótima qualidade, pelo menos para um material composto de três diferentes gravações, sendo duas demos, lançadas em 1986 e 1986, respectivamente. E, um Ep, também lançado de forma independente, chamado Remember The Future, lançado em 1986.
O material da Iron Glory Records chama a atenção, de forma positiva, pelo equilíbrio entre as produções das ótimas canções presentes no disco, como: Dream Killer, Rellik, Into The Flesh e Why We Are. O tratamento dado a elas, dão bastante coesão ao material passando, inclusive, a sensação de que todas as faixas foram compostas no mesmo período mesmo que, algumas delas estejam mais profundamente dentro do campo do Heavy/Power Metal e, outras, mais próximas do Hard Rock. Essa edição conta também com as letras de todas as músicas e algumas imagens da banda, apresentadas na contra capa do CD. Por outro lado, o material carece de informações mais detalhadas (e, por uma questão de justiça intelectual, muito importantes) não dando qualquer informação sobre produção, remasterização(?) ou, até mesmo algo totalmente básico, como os nomes dos músicos.

Tracklist
01. Rellik Story
02. Dream Killer
03. Street Sinner
04. Rellik
05. Beg, Borrow Or Steal
06. Feed The Hunger
07. Into The Flesh
08. Prisoner Of Reality
09. Defend Or Attack
10. Why We Are
11. Skulls

Comentários

Postagens mais visitadas