1098. CEMETERY SKYLINE - NORDIC GOTHIC
Em 2024, a exemplo da muito bem sucedida banda The Night Flight Orchestra, mais uma leva de experientes músicos do Metal nórdico resolveram canalizar suas energias criativas para um novo projeto paralelo com sonoridade diversa à de suas bandas originais. Criado através da união de Mikael Stanne (Dark Tranquillity), Markus Vanhala (Insomnium), Santeri Kallio (Amorphis), Victor Brandt (Dimmu Borgir) e Vesa Ranta (Sentenced), todos ligados à cena da música extrema, o Cemetery Skyline surgiu, com a diferente proposta de apresentar composições mergulhadas nas sombras sonoras do gothic rock/metal.
Lançado internacionalmente pela Century Media Records - casa atual da quase totalidade das bandas envolvidas nesse projeto -, Nordic Gothic é o primeiro álbum de estúdio gravado pelo Cemetery Skyline. Dentro de uma forte atmosfera gótica, os europeus montaram uma série de boas composições que, mesclam muito bem nesse debbut, belas e melancólicas melodias a algumas passagens mais fortes e pesadas que resgatam bem sons de outras importantes bandas, que são ou transitaram bem através desse movimento, como o Systers Of Mercy, o Type O Negative e o Paradise Lost.
A excelente produção do álbum feita pela banda, somada a mixagem tocada pelo experiente Alexander Backlund, destacam com muita naturalidade e sensibilidade - sem cair em armadilhas que as tornem excessivamente polidas ou espécies de paródias involuntárias do passado homenageado - todas as melodias criadas pelo quinteto sobretudo, as lindas intervenções vocais de Mikael Stanne (aqui em voz limpa, sem seus habituais guturais) entregando uma performance carregada de emoção e sensibilidade, em ótimas canções, como: Torn Away, In Darkness, Behind The Lie, Violent Storm e When Silence Speaks.
Em sua estreia, o Cemetery Skyline entrega um disco que soa como uma carta revestida de sensibilidade, endereçada a um estilo que foi importantíssimo para a cena metal durante grande parte dos anos 1990. Nordic Gothic não nasce com a missão de ser grandioso mas, conquista quem o escuta pelo equilíbrio entre melodia, melancolia e autenticidade.
No Brasil, o álbum foi lançado pelo selo Metal Army, no formato CD.
01. Torn Away
02. In Darkness
03. Violent Storm
04. Behind The Lie
05. When Silence Speaks
06. The Darkest Night
07. Never Look Back
08. The Coldest Heart
09. Anomalie
10. Alone Together
Comentários