1099. MILLENNIUM - THE SIGN OF EVIL

Formada em 1982 - na pequena cidade de Billingham, condado de Durham, Inglaterra - e, se construindo dentro dos corredores da New Wave Of British Heavy Metal, pelo baixista Dave Price, os guitarristas Pete McArdle e Mike Muskett, o baterista Steve Mennell e o vocalista Mark Duffy, o Millennium chegou a gravar seu primeiro full lenght em 1984. O quinteto entregou, de cara, um dos discos mais legais de todo o período do movimento, mostrando um enorme potencial pelo trabalho que tinha como pilares sua dupla de guitarristas e seu sensacional vocalista. Infelizmente, como foi muito comum no período, a qualidade do lançamento e os talentos de seus criadores, não garantiam contratos longevos com gravadoras, nem o interesse prolongado do público, que tinha sua atenção dividida não apenas por centenas de outras bandas que tinham mais atenção midiática mas, também, pela profusão de variações derivadas do Heavy Metal que explodiram na Inglaterra e Europa, a partir da segunda metade da década de 1980.
Até entrar no ano de 1988 em um hiato que durou praticamente três décadas, Mark e os caras botaram o Millennium embaixo dos braços e realmente tentaram viabilizá-lo enquanto banda. Nesse período de quatro anos, contados a partir do lançamento do álbum de estreia, o vocalista (que seguiu só tocando a banda, a partir de 1986) chegou a gravar três demos trazendo boas composições, a maioria no nível do primeiro disco. Infelizmente, as qualidades dos materiais não foram suficientes para a conquista das atenções das gravadoras naquele momento, pois as mesmas estavam mergulhadas em estilos mais comerciais (e/ou outros mais agressivos e extremos) já davam as cartas e conseguiam o monopólio da atenção dos verdadeiros donos das canetas.
Em 2016, aproveitando o retorno do interesse da comunidade às bandas de Heavy dos anos 1980, facilidade de gravar sem a dependência de um selo ou gravadora para bancar o processo e o interesse de empresários em reunir as bandas em festivais e em grandes turnês pelo mundo, Mark Duffy percebeu que havia chegado o momento de retornar com o Millennium e entrar na disputa pelas atenções e, consequentemente, conquistar seu lugar em ambientes que sempre foram muito hostis e complexos para bandas menores e não midiáticas de Metal tradicional. Sem nenhum outro membro remanescente da gravação do primeiro disco, Mark voltou aos palcos e ao estúdio com o Millennium em 2016, com a gravação de uma compilação. Atualmente, chegou com o Millennium a seu terceiro full lenght composto por músicas integralmente inéditas.
Já no ano de 2023, via No Remorse Records, foi lançado o excelente The Sign Of Evil. Quarto álbum de inéditas dos ingleses, o material é composto de 10 fortes composições tendo There Is A Devil, Virus, a faixa título, Thy Kingdom Come, Nightmares e March Of The Damned entre as melhores. Trazendo Mark como único membro da formação original, o vocalista decidiu pelo convite a múltiplos músicos parceiros, para as gravações das novas faixas em estúdio, não se limitando aos colegas que faziam parte, oficialmente, do grupo naquele momento. A lista de participações contou com o baixista Paul Simpson os guitarristas Liam MulpetreWill Philpot e Kenny Nicholson; e, os bateristas Chance Mead Drums, Marc Jackson e Nigel Waterfall Brown. 
The Sign Of Evil é mais um belo mergulho do Millennium dentro do espírito da NWOBHM e do Heavy Metal criado e aperfeiçoado durante os anos 1980, sustentado na criação de ótimos riffs e belos duelos de guitarras, além de uma verdadeira sequência didática vocal do talentosíssimo Mark Duffy, que é a verdadeira face desse "Milênio".  O álbum também traz uma ótima produção, que atualiza bem o som do grupo e os aproxima dos trabalhos realizados pelas bandas mais "modernas" do estilo, não deixando transparecer que se trata de um som criado e tocado por uma formação majoritariamente veterana. 

Tracklist
01. There Is A Devil
02. Virus
03. Hell Is My Home
04. The Sign Of Evil
05. Thy Kingdom Come
06. Hell On Earth
07. No Redemption
08. Fall From Grace
09. Nightmares 
10. 
March Of The Damned

Comentários

Postagens mais visitadas