376. JUDAS PRIEST – UNLEASHED IN THE EAST

Demorei alguns anos a gostar e, principalmente, colecionar álbuns no formato "ao vivo". O maior motivo provavelmente era a falta de conexão entre as versões das músicas apresentadas nos shows e registradas nos discos, já que não tinha acesso a praticamente nenhum tipo de show de Rock onde morava. Essa desconexão, apesar incomodamente forte, nunca foi uma regra, pois algumas bandas, aquelas quais as apreciações entravam com força no campo da idolatria, possuiam álbuns ao vivo tão icônicos que eu apreciava na mesma intensidade dos álbuns de estúdio. Nesse contexto, no topo, quase isolado, se encontrava Unleash In The East, o primeiro álbum ao vivo do Judas Priest, gravado em 1979 no Japão.
Gravado em 10 de fevereiro (há exatos quarenta anos) a partir de duas apresentações, Kosei Nenkin Hall e no Nakano Sun Plaza em Tóquio, Unleashed In The East é o melhor e mais bem sucedido disco ao vivo da carreira do Judas. Com um set list completamente matador que abrange a melhor fase da carreira do grupo (anos 1970, nossa preferência) em performances arrebatadoras de clássicos absolutos, onde algumas delas tornaram-se até melhores que suas versões originais em estúdio como Exciter, Running Wild, Sinner, The Ripper, Delivering The Goods  e Hell Bent For Leather . Independente da polêmica sobre as gravações dos vocais de Halford terem sido regravados posteriormente, pois no dia dos shows ele estava rouco, o trabalho dos guitarristas Glenn Tipton e K.K. Downing e a espetacular cozinha comandada por Ian Hill e o baterista Les Binks são sobrenaturais. 
Minha versão desse clássico é a remasterizada, lançada em LP duplo 180 gramas no ano de 2010 pelo selo Back On Black, possuindo o mesmo conteúdo da versão em CD (box) remasterizado. Essa edição contém as quatro faixas extras, possui apresentação em capa dupla (gatefold) contendo as letras das músicas. 
Unleashed In The East, junto a outros álbuns ao vivo tão poderosos quanto, como Live After Death do Iron Maiden, No Sleep'till Hammersmith do Motorhead, Strangers In The Night do UFO, Live and Dangerous do Thin Lizzy, Live '73 do Uriah Heep, somados ao fato de que passei a ver pessoalmente bandas que gosto, pessoalmente, em shows e com muita constância, me fizeram mudar de opinião e me tornar um grande apreciador do formato. 

Tracklist
Disc 1
Side A
01. Exciter
02. Running Wild
03. Sinner    
Side B
04. The Ripper
05. The Green Manalishi (with the Two-Pronged Crown) (Fleetwood Mac cover)
06. Diamonds and Rust (Joan Baez cover)
07. Victim of Changes
Disc 2
Side A
01. Genocide
02. Tyrant     
03. Rock Forever
Side B
04. Delivering The Goods 
05. Hell Bent For Leather
06. Starbreaker       

Comentários

Postagens mais visitadas