429. ICED EARTH

Lançado no ano de 1990, o auto intitulado debbut da banda norte americana Iced Earth, apresentava aos apreciadores de Heavy Metal um de seus maiores expoentes naquela década -justamente um período sabático para o estilo que sofreu inúmeras influências, várias delas bastante contestadas-, e um de seus melhores e mais criativos guitarristas, o genial Jon Schaffer.
O Iced Earth foi formado em 1988 após tentativas de Jon em se destacar com outros projetos, como o The Rose (1984-1985), e principalmente o excelente Purgatory (1985-1988), que chegou a gravar três demos na época e retornou a ativa em 2018 como projeto paralelo ao Iced atual. A primeira formação da banda contava, além do próprio Shaffer, com dois outros membros do Purgatory, o baixista Dave Abell e o vocalista Gene Adam, e completava-se com o guitarrista solo Randy Shawver e o baterista Mike McGill. As  principais características do projeto foram mantidas e ampliadas nesse primeiro álbum que já apresentava de from extremamente contundente toda a genialidade de seu líder através de uma verdadeira epopéia de inacreditáveis e variados riffs, que levavam a sonoridade da banda com maestria do Heavy tradicional ao Thrash Metal norte americano. 
O disco apresenta seis sensacionais faixas que, para mim, tem como qualidade indispensável a atuação de Gene Adam. Mesmo com sua (posterior) dispensa precoce da banda por questões técnicas, o vocalista tem uma atuação extremamente visceral e sincera que para mim é fundamental para a construção do álbum e de sua atmosfera. Apesar de Mattew Barlow ser a principal voz da História do Iced Earth, e ter brilhado nas regravações das faixas desse primeiro disco na sensacional coletânea Gates Of Purgatory, ele não consegue preencher a lacuna de maldade deixada pela singular voz de Gene que destrói em músicas como Written On The Walls, Colors, When The Night Falls em sua versão definitiva, e na faixa título. 
Minha história no processo de aquisição (e manutenção desse disco) envolve uma edição roubada, um box comprado, uma outra edição vendida, um grande arrependimento e três capas. Em 1990, a banda lançou o álbum nos Estados Unidos e Europa com capas difentes. A de um anjo sendo eviscerado por um demônio (original coverart US 1990, desenhada por Rick Borstelmann); um anjo cai(n)do (Original Coverart 1990 by Axel Hermann) e uma releitura mais moderna do primeiro exemplo (2001) para a primeira remasterização feita para o disco. 
Hoje, tenho em minha coleção particular, o Box Dark Genesis lançado pela Century Media em 2001, que conta com esse álbum apresentado por sua mais recente arte gráfica e, recentemente, na busca (que continua) da versão em LP, adquiri uma cópia do CD lançado  em 2010 pelo selo Icarus Music contendo imagem do anjo em queda como capa principal e apresentando todas as demais como bônus.
Pensar que esse foi apenas o início da admirável trajetória de Jon Schaffer e seu Iced Earth sempre me torna um pouco mais fã.

Tracklist
01. Iced Earth
02. Written On The Walls
03. Colors
04. Curse The Sky
05. Life And Death
06. Solitude
07. Funeral
08. When The Night Falls

Mais Iced Earth no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas