439. Q5 - STEEL THE LIGHT

1984 (juntamente com o ano anterior) foi um ano completamente diferenciado para o Heavy Metal em seus maiores centros na época. Inglaterra, Alemanha, e Estados Unidos, entre outros, fizeram parte durante esse ano de uma  absurda "aura criativa" que atingiu uma gigantesca quantidade de bandas de forma totalmente única. Mesmo não tendo sido o único ano diferenciado para o estilo naquela espetacular primeira metade de década, esse ano realmente merece um destaque pela quantidade e qualidade de seus grandes lançamentos. A Inglaterra com Defenders Of The Faith do Judas priest e Powerslave do Iron Maiden, a Dinamarca com Don't Break The Oath do Mercyful Fate, a Alemanha com Love At First Sting do Scorpions e, os Estados Unidos com Hail To England do Manowar, Ride The Lightning do Metallica e Steel The Light do Q5 comprovam a força daquele brilhante período de 365 dias.
O Q5, banda formada em Washington, Seatlle (U.S.) em 1983 pelo vocalista Jonathan Scott K., os guitarristas Floyd Rose e Rick Pierce, o baixista Evan Sheeley e o baterista Gary Thompson, apresentava características sonoras claramente construídas a partir do Heavy Metal europeu, principalmente britânico (isso mesmo, NWOBHM) e o Hard Rock que crescia de forma incontrolável na América. Então, não espere no som desses caras aquela composição sonora Power/Heavy forjada nos EUA nessa época, a proposta aqui é definitivamente outra. 
Steel The Light (1984) é o título do brilhante disco de estréia do grupo norte americano e apresenta faixas perfeitas como Missing In Action,  Lonely Lady, a faixa título, In The Night, e a ótima balada Come On Gone que, mostram a banda mergulhando com extrema competência em composições mais cadenciadas e dentro do Heavy Tradicional A outra metade das músicas do trabalho, não apresentadas em sequência, mostram uma bem vinda "oscilação" nessas características mais ligadas ao Metal mostrando a banda aproximar-se de uma sonoridade Hard Rock mais simples, despojada e agitada, que lembra o estilo do AC/DC naquele período (o que é muito acentuado também pelo timbre da voz de Jonathan Scott que realmente se assemelha ao de Brian Johnson), em faixas como Pull The Trigger, Ain't No Way To Treat A Lady, Rock On e Teenage Runaway.
Acervo Pessoal Vladimir Sousa, 16/05/2019.
Em 2018, Steel The Light completou 34 anos de seu lançamento e, recebemos de presente nessa data, um fantástico repress pelo selo grego No Remorse Records que, remasterizou o álbum e o editou nas versões CD duplo com um baita encarte contendo imagens, letras das músicas e comentários faixa a faixa e, LP simples (com tiragem limitada) acompanhado de capa extra (slipcase) e do mesmo CD bônus da versão digital.  Esse, conta com doze  ótimas faixas, raras e/ou nunca lançadas registradas em 1983 e 1984 em singles, demos e shows. Todas em boa qualidade, o que enriquece o material e torna sua recomendação totalmente obrigatória.

Tracklists CD e LP
Disco 1
01. Missing In Action
02. Lonely Lady
03. Steel The Light
04. Pull The Trigger
05. Ain't No Way To Treat A Lady
06. In The Night
07. Come And Gone
08. Rock On
09. Teenage Runaway
Disco 2: The Rare & Unreleased:
01. That's Alright With You (Steel The Light 12" Single B-side)
02. Nothing Ventured - Nothing Gained (Demo 1984)
03. She's A Dancer (Demo 1984)
04. Ain't No Way To Treat A Lady (Demo 1984)
05. In The Night (Demo 1984)
06. Waiting For Your Love (Demo 1984)
07. Teenage Runaway (Demo 1984)
08. Our Love Has Come And Gone (Demo 1984)
09. Your Love Is The Best Love (Unreleased Demo 1983)
10. Ain't No Way To Treat A Lady (Live Seattle 1983)
11. That's Alright With You (Live Seattle 1983)
12. Steel The Light (Live Radio Broadcast Seattle 1984)

Comentários

Postagens mais visitadas