473. GAMMA RAY - TO THE METAL!

Em 2009 o Gamma Ray completava suas duas primeiras décadas de carreira e no ano seguinte, já em janeiro, lançava seu décimo álbum de estúdio, o ótimo To The Metal! (2010). Último disco apresentando a formação que considero clássica no Gamma Ray, com Kai Hansen nos vocais e fazendo dupla de guitarras com Henjo Ritcher, o baixista Dirk Schlächter (parceiro do vocalista desde o segundo álbum Sigh No More) e o baterista Dan Zimmermann, que infelizmente deixou a banda em 2012, o disco trás mais uma vez aquela sonoridade apresentada pela banda, principalmente após No World Order! (2001) quando o característico Power Metal dessa fantástica fase se aproximava e buscava constantemente referências de grandes grupos clássicos do Heavy Metal como Judas Priest, Iron Maiden, Accept e Manowar. 
To The Metal! também foi um álbum criado e apresentado (pelo menos para alguns) com o árduo desafio de amenizar a decepção de um grande nicho de fãs mais saudosistas, com o o lançamento de seu antecessor, Land Of The Free II (2007). Uma desnecessária (e nisso concordo plenamente) tentativa de ligação com um dos melhores e mais revolucionários discos do grupo e do próprio estilo em si, que com o peso dentro do imaginário de sua legião de apreciadores esmagou com as óbvias expectativas geradas, inclusive, as boas composições que lá existiam. A missão, extremamente necessária para a continuidade da carreira da banda, que já apresentava visíveis desgastes através de composições um pouco menos inspiradas e da atenção dividida de Kai que passou a dar atenção a outros projetos, foi muito bem cumprida por To The Metal!,  trazendo o Gamma Ray de volta a seu espaço de excelência, com músicas que realmente resgatam seu espírito, além de apontar um empolgante caminho a ser seguido pelo grupo que, olhando agora do futuro, percebemos ter sido alcançado.
Então, mesmo esse disco não estando no mesmo patamar dos melhores gravados por Kai Hansen (e cravo com óbvia tranquilidade que está longe disso), é merecedor de boa avaliação e, certamente, é bastante apreciado pelos fãs do Gamma Ray por virar a página em relação ao trabalho anterior e por também conter as melhores características sonoras construídas pela banda em seus últimos anos, entregando isso através de ótimas músicas como EmpathyAll You Need To Know que conta com uma nova e maravilhosa colaboração de Michael Kiske (na época cada vez mais a vontade em sua volta ao Heavy Metal), Time To Live, a empolgante  e épica faixa título, Rise, Shine Forever, Deadlands e até a balada No Need To Cry, que apesar da estrutura batida, surpreende com uma ótima e inusitada participação de Dirk nos vocais.
O álbum foi lançado internacionalmente pela e-a-rMusic e licenciado no Brasil pela primeira vez via Hellion Records. Agora, chega novamente às nossas lojas via Shinigami Records. Imperdível!

Tracklist
01. Empathy
02. All You Need To Know
03. Time To Live
04. To The Metal
05. Rise
06. Mother Angel
07. Shine Forever
08. Deadlands
09. Chasing Shadows

Comentários

Postagens mais visitadas