493. CANDLEMASS - THE DOOR TO DOOM

Em 2011, os fãs da banda de Epic Doom Metal Candlemass, foram surpreendidos pelo anúncio dado por seu mentor, Leif Endling, de que estariam encerrando as gravações de novos álbuns de estúdio em 2012, quando lançariam o disco Psalms For The Dead, ainda contando com o vocalista Robert Lowe. Leif alegava que não encerraria a carreira da banda em definitivo, mas que evitaria gravar novos discos por medo de não conseguir mais alcançar a qualidade de seus antecessores. Mas na realidade, a afirmação parecia mesmo uma forma (bastante esquisita) que o baixista encontrou de demitir Lowe, que recebia críticas do músico por não conseguia fazer, ao vivo, atuações a contento.
O fato é que Leif deu seguimento a sua carreira criando grandes projetos e gravando espetaculares álbuns com o Avatarium e The Doomsday Kingdom. Quatro anos depois do fim da fase “Lowe”, o Candlemass ensaiva um recomeço em duas partes e através de dois bons EPS (2016 e 2018) apresentando um retorno provisório, mas muito bem vindo de Mats Levén (Krux, Abstrakt Algebra, Therion). As queixas por um novo álbum completo e a insatisfação com lançamentos curtos (Eps) se multiplicavam, até que em 2018 era anunciado o bombástico retorno de Johan Längqvist, vocalista responsável pela gravação do clássico debbut Epicus Domicus Metallicus, após trinta e três anos, mas dessa vez de forma definitiva e não apenas para shows comemorativos como já havia ocorrido anteriormente.
Reforçado então com o surpreendente retorno de Johan, que estava longe do Metal durante praticamente todos esses anos, o clássico quarteto unido desde a década de 1980 e composto pelos espetaculares guitarristas Mappe Björkman  e Lars Johansson (responsáveis diretos por grande parte do amor que tenho pela sonoridade do Candlemass), o baterista Jan Lindh, além do próprio Edling, consegue reencontrar mais uma vez seu equilíbrio, resgata a antiga química como se nunca houvessem se separado, e dá vida ao décimo segundo álbum de estúdio dos suecos, The Door To Doom (2019).
Com capa que remete diretamente a Epicus Dominus (...) e composições mais uma vez inteiramente escritas pelo genial baixista, o disco apresenta oito épicas e poderosas faixas que o aproximam bastante do clássico de 1986 e reconduzem o grupo ao topo do estilo criado e desenvolvido pelo próprio. Partindo, então, da empolgante abertura com Splendor Demon Majesty e Under The Ocean, passando pela grandiosa Astorolus - The Great Octopus com a incrível participação de Tony Iommi, a lindíssima Bridge Of The Blind e a regravação de House Of Doom (excelente faixa retirada do EP de 2018) até o apoteótico e brilhante final com The Omega Circle, o Candlemass consegue gravar mais um grande álbum para sua maravilhosa discografia. The Door To Doom aparece como um dos grandes discos desse concorrido ano de 2019 e, para felicidade dos fãs brasileiros foi lançado aqui, em CD, pela Hellion Records Brazil em licenciamento da Napalm Records. Obrigatório!

Tracklist
01. Splendor Demon Majesty
02. Under The Ocean
03. Astorolus - The Great Octopus
04. Bridge Of The Blind
05. Death's Wheel
06. Black Trinity
07. House Of Doom
08. The Omega Circle

Mais Candlemass no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas