567. DÉTENTE - RECOGNIZE NO AUTHORITY

Poucas coisas na música pesada soam mais agressivo e exalam mais atitude que mulheres cantando em bandas de sonoridades mais agressivas dentro do nosso rico e glorioso Heavy Metal. Grandes vocalistas como Doro Pesch (Warlock), Leather Leone (Chastain), Betsy "Bitch" Weiss (Bitch), Wendy O. Williams (Plasmatics) e Kate de Lombaert (Acid) antecederam em vários anos as mais recentes e conhecidas suecas Angela Gossow e Alissa White-Gluz (Arch Enemy) e a nossa Fernanda Lira (Nervosa); demonstrando que, apesar da proporção claramente não ser nada justa entre vocalistas homens e mulheres, o gênero possui espetaculares representantes que escancaram com extrema propriedade que: lugar de Mulher (além de ser onde ela bem entender) também é dentro do Metal.
Dentro dessa perspectiva e, obviamente, levando muito em conta as enormes qualidades contidas nos exemplos citados, nos tornamos  grandes apreciadores de bandas com "Frontwomans" que fogem da forma convencional e esperada do canto para o gênero. Mulheres que estão longe da representação de "sexo frágil" esperada e imposta por grande parte de nossa sociedade e que literalmente chutam bundas, externando brilhantemente os sentimentos de ódio, violência e desespero necessários para atuações em bandas pertencentes às vertentes mais extremas do Heavy Metal.  
Então, dentro de um contexto alucinantemente pujante de criatividade gerado principalmente pelo inconformismo político, social e pura ira juvenil, o mundo observou uma incrível ebulição de ideias que possibilitou uma série absurda de lançamentos que viriam a tornar-se verdadeiras obras primas e responsáveis diretas pela criação e definição do Thrash Metal Yanke. Estamos falando de obras seminais como Bonded By Blood (Exodus - 1985), Master Of Puppets, Reign In Blood, Peace Sells...But Who's Buying, Among The Living (Metallica, Slayer e Megadeth - 1987) e Taking Over (Overkill - 1987); discos completamente fora da curva que apesar de gigantes e incontestáveis, permitiram, mesmo que timidamente, o surgimento de outros nomes, como o Détente, banda californiana do estilo, liderada pela icônica e insana vocalista Dawn Crosby.
Acompanhada dos guitarristas Caleb Quinn e Ross Robinson, do baixista Steve Hochheiser e do baterista Dennis Butler, Dawn (falecida em 1996 por consequências do uso abusivo de álcool e drogas) lançava em 1986 seu primeiro disco de estúdio, Recognize No Authority, também recentemente lançado por aqui pela Hellion Records Brazil
Composto de dez faixas do mais puro Thrash/Speed Metal norte-americano, com ótimos riffs e maravilhosos solos de guitarras, cozinha perfeitamente destruidora e vocais, desculpem-nos a redundância, odiosamente insanos, Recognize No Authority nos entrega grandes músicas com maravilhosas passagens instrumentais, para bater cabeça compulsivamente e imaginar-se destruindo tudo em um gigantesco "circle pit"como: Losers, Russian Roulette, Holy War, Shattered Illusions (sensacional faixa mais cadenciada e com guitarras grandiosas!!!), My Life Is Pain, Blood I Bleed e Vultures In The Sky. 
A versão editada em CD no Brasil pela Hellion, apresenta o mesmo conteúdo da versão  especial de aniversário lançada em 2017 pelo selo independente Cognitive Records em comemoração aos trinta anos de lançamento do disco, e vinte anos do falecimento de Dawn. Essa edição, imperdível para os fãs de Thrash e Speed Metal, conta ainda com seis faixas bônus gravadas entre 1984 e 2016 (nesse caso, algumas das faixas apresentam formação diferente da banda, incluindo outra vocalista) e um ótimo encarte com fotos e letras das músicas. 
Recomendamos!

Tracklist
01. Losers
02. Russian Roulette
03. It's Your Fate
04. Holy War
05. Catalepsy
06. Shattered Illusions
07. My Life Is Pain
08. Blood I Bleed
09. Widows Walk
10. Vultures In The Sky
Bonus Tracks
11. Human Condition 2016                       
12. Holy War 1984               
13. Widows Walk 1984                   
14. Shattered Illusions 1984                     
15. Vultures In The Sky 1984                    
16. Catalepsy 2010

Comentários

Postagens mais visitadas