620. URIAH HEEP - ...VERY 'EAVY...VERY 'UMBLE (REMASTER)

No dia 13 de junho de 1970, há exatos cinquenta anos, o grupo britânico de Classic (progressive/hard Rock Uriah Heep promovia o lançamento de seu álbum de estreia, …Very ‘Eavy …Very ‘Amble. O capítulo inicial de uma incrível e longíqua jornada que levou a construção de uma das maiores bandas de Rock da História que continua em atividade, bastante reformulada, mas ainda muito relevante, fazendo shows e gravando ótimos álbuns.
Voltando ao início de tudo, o Uriah foi formado em 1969 pelo vocalista David Byron, o guitarrista Mick Box, o tecladista/guitarrista Ken Hensley, o baixista Paul Newton e o baterista Alex Napier, que não chegou a gravar o disco sendo substituido por Ollie Olsson. A banda surgia no meio de uma incrível (e única) efervecência dentro da musica britânica, tendo sido contemporânea de outros nomes absolutamente incríveis e históricos para o Hard Rock como UFO, Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, mas sem conseguir alcançar o sucesso mundial de suas conterrâneas, provavelmente por não ter conseguido conquistar o mercado norte-americano, sempre decisivo para o sucesso comercial dos grupos.
Em …Very ‘Eavy …Very ‘Amble, a maior parte das composições são assinadas pela dupla Byron/Box, curiosamente, não apresentando nenhuma participação direta de Ken Hensley, que junto aos dois formou a tríade máxima criativa do grupo e, posteriormente junto a Box, tornou-se o maior compositor do Uriah Heep durante o período que esteve na banda. Essa curiosa “ausência” reflete bastante no resultado final desse disco, que causa uma certa estranheza dentro da dicografia inicial, apesar de trazer algumas músicas mais progressivas como as perfeitas Gipsy e Wake Up (Set Your Sights) – um espetacular “lamento” épico e cheio de variações sonoras, com letra super atual sobre perdas de jovens em conflitos -, e outras como I'll Keep on Trying, faixa com a cara do som mais pesado que seria aperfeiçoado durante aquela década e seria um dos cartões de visita dos britânicos.
O disco também apresenta uma série de experimentações, com inclusões de blues, passagens com elementos de jazz e baladas melancólicas, que pereciam estar ali como uma forma de termômetro para a construção de um som definitivo, que acabou sendo abandonado já a partir do segundo e terceiro discos, ambos lançados no ano seguinte.
Em 2003/2004, por ocasião do aniversário de trinta e cinco anos da banda, a fase mais clássica de sua discografia foi inteira remasterizada e relançada em incríveis edições de luxo pela Sactuary Records que havia comprado os direitos da Bronze Records alguns anos antes. Da mesma forma que os outros títulos dessa coleção, …Very ‘Eavy …Very ‘Amble foi contemplado com uma quantidade enorme de material extra, como textos escritos por Ken Hensley, Mike Box e Paul Newton, parte da biografia do grupo até a gravação do disco, todas as letras das músicas e oito faixas bonus. 

Tracklist
01. Gypsy
02. Walking In Your Shadow
03. Come Away, Melinda
04. Lucy Blues
05. Dreammare
06. Real Turned On
07. I'll Keep On Trying
08. Wake Up (Set Your Sights)
09. Bird Of Prey
10. Born In A Trunk (Alternate Version)
11. Come Away, Melinda (Alternate Version)
12. Gypsy (Extended Mix)
13. Wake Up (Set Your Sights) (Alternate Version)
14. Born In A Trunk (Instrumental)
15. Dreammare (Live at the BBC)
16. Gypsy (Live at the BBC)

Mais Uriah Heep no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas