690. SAMSON - SHOCK TACTICS

Menos de um ano após o lançamento do ótimo Head On, o Samson saiu de novo dos estúdios da RCA conquistando a proeza de entregar a seu público um álbum melhor que seu antecessor. Shock Tactics (1981) é o terceiro da até então ascendente carreira dos ingleses e, o segundo (e "infelizmente" último) apresentando a melhor formação da banda - em atuações claramente superiores -, com as participações do baixista Chris Aylmer, o baterista Thunderstick, o vocalista Bruce Bruce (Dickinson) e, obviamente,  o chefe e guitarrista Paul Samson. 
O álbum apresenta a continuidade da escalada de Paul Samson e CIA, ao encontro de uma sonoridade mais trabalhada, pesada e agressiva, com a aproximação da célebre mistura entre o Hard Rock e o Heavy Metal e, um sensível afastamento da simplicidade de seu som inicial calcado no Rock n' Roll. Movimento esse que vários outros grandes nomes da NWOBHM fizeram nesse mesmo período de transição entre as décadas de 1970 e 1980.
Diferentemente de Head On, que trazia em sua capa um carrasco sadomasoquista de machado na mão, vestindo a máscara que se tornou icônica no visual do baterista Thunderstick, a banda apresentou na capa de Shock Tactics um conceito muito mais bem humorado e positivamente próximo ao non sense (aparentemente inspirada nas artes dos filmes do grupo de humor britânico Monty Phyton) com a representação do personagem bíblico Sansão derrubando um templo sustentado por colunas esculpidas com imagens do ator norte americano de filmes de Western John Wayne. Nas letras das músicas, se sobressaem os temas ligados a aventuras e relações casuais com mulheres de carateres duvidosos, com poucas letras trazendo temáticas mais sérias e/ou profundas.
E agora, caro leitor, se você chegou aqui, diretamente ou após escutar o antecessor Head On, gostando do que ouviu naquele, ou não, mas já sendo fã de Bruce Dickinson e (mais uma vez) esperando encontrar algo do vocalista que se aproximasse do seu estilo tradicional, aqui sim você encontrará esse merecido momento de felicidade plena. Os vocais do baixinho já demonstram o poder e potência de "sirene" que o consagrou no Iron Maiden e são, para mim (junto aos ótimos riffs de Paul), diretamente responsáveis pelo crescimento da agressividade e dos elementos mais épicos apresentados aqui no som do Samson.
Tendo em seus melhores momentos músicas como Riding With The Angels (em uma versão  puro Heavy Metal, muito melhor que a original), Earth Mother, Blood Lust, Bright Lights, Once Bitten e a emocionante balada Communion; Shock Tactics é o melhor álbum gravado pelo Samson e um dos melhores discos lançados dentro desse fantástico movimento batizado de Nova Onda do Heavy Metal Britânico.

Tracklist
01. Riding With The Angels (Russ Ballard cover)
02. Earth Mother
03. Nice Girl
04. Blood Lust
05. Go To Hell
06. Bright Lights
07. Once Bitten
08. Grime Crime
09. Communion
10. Little Big Man
11. Pyramid To The Stars
12. Losing My Grip


Mais Samson no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas