706. ELIXIR - LETHAL POTION

Finalmente, os fãs brasileiros de Heavy Metal e da New Wave Of British Heavy Metal, podem celebrar a facilidade em se adquirir um álbum da clássica banda Elixir. Editado em CD no Brasil pela Classic Metal Records e lançado no final de 20202, Lethal Potion, de 1990, é o segundo full lenght da carreira do grupo britânico, então formado pelo vocalista Paul Taylor; os guitarristas Phil Denton e Norman Gordon; e o baixista Mark White e o saudoso e muito talentoso baterista, Clive Burr (ex- Iron Maiden, infelizmente falecido em 2013) em substituição aos irmãos Dobbs, Kevin e Nigel, que deixaram a banda em 1987 e só retornaram em 2001, ao inicio de um novo período de atividade do grupo, que deu uma pausa em sua carreira logo após a gravação desse segundo disco de estúdio.
Nesse período, onde a banda também foi atingida pelas grandes mudanças (a maioria delas claramente impostas pelas gravadoras que buscavam fazer dinheiro através de sons mais comerciais e fáceis de vender) que a própria música pesada vinha passando na virada entre as décadas de 1980 e 1990, o Elixir parece ter decidido por mergulhar em algo realmente mais leve, mas que não consigo ver como efetivamente comercial. Os caras continuaram apresentando um Heavy Metal construído a partir de bons riffs e solos de guitarras, ora velozes, ora mais melódicos e cadenciados; com grandes características do Hard Rock, mas não apenas aquele desenvolvido na New Wave Of British Heavy Metal, pois são bem claras as semelhanças com bandas norte americanas do gênero e seus discos gravados no mesmo período, como o Virgin Steele e, principalmente, o Riot, justamente pelas melodias apresentadas nos bons riffs e solos criados pela dupla Denton/Gordon que lembram bastante o estilo do saudoso mestre Mark Reale.
Lethal Potion parece não ter agradado muito os fãs do Elixir na época de seu lançamento, talvez por esperavam algo clássico e pesado (conservador) que seguisse mais o estilo de seu álbum de estréia, a obra prima Son Of Odin. Mas, escutando esse belo álbum hoje, e entendendo o contexto da música pesada na época - que afetou praticamente todas as bandas de Heavy Metal no mundo -, que foi dominada pelos interesses e influências das gravadoras, ávidas por abocanhar o suculento mercado fonográfico, e de público, norte americano. Mas o fato é, que entendendo essas questões e buscando de fato a qualidade do material criado, a diversão com esse disco é provavelmente certa e uma série de ótimas faixas como Sovereign Remedy, Llagaeran, Louise, Shadows Of The Night, (Metal Trance Intro) Visions Of Darkness, Edge Of Eternity e Last Rays Of The Sun, estão aqui para garanti-la.
A versão nacional do CD conta com farto encarte contendo letras das músicas, história do álbum e muitas fotos da época; além de sete faixas bônus inéditas. Imperdível!

Tracklist
01. She's Got It
02. Sovereign Remedy
03. Llagaeran
04. Louise
05. Shadows Of The Night
06. All Together Again
07. Light In Your Heart
08. (Metal Trance Intro) Visions Of Darkness
09. Edge Of Eternity
10. Last Rays Of The Sun
BONUS TRACKS:
11. Metal Trance
12. Legion Of The Eagle
13. Lost In A Dream
Live at The Ruskin Arms, London & The Horn Reborn. St. Albans, 2005:
14. Pandora's Box
15. Trial By Fire
16. Treachery
17. Son Of Odin

Mais Elixir no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas