771. MOONSPELL - HERMITAGE

Em 1775 (Hellion Records Brazil, 2017), emocionante e forte álbum conceitual completamente cantado em lingua portuguesa, o Moonspell apresentou sua sombria e emocionante versão para a trágica história do devastador terremoto ocorrido na cidade de Lisboa naquele fatídico ano que, tornou-se um dos mais trágicos episódios da história de Portugal. Verdadeira hecatombe onde, segundo historiadores, dezenas de milhares de vidas lusitanas foram ceifadas, como um verdadeiro e cruel castigo divino. 
Quatro anos depois, durante uma crise sanitária que também tem sido interpretada por "fanáticos" religiosos como um outro castigo divino, a banda, formada hoje pelo vocalista Fernando Ribeiro, o guitarrista Ricardo Amorim, o baixista Aires Pereira, o baterista Hugo Ribeiro e o tecladista Pedro Paixão, entrega o maravilhoso Hermitage, seu décimo terceiro álbum de estúdio e, com ele, dão continuidade a um incrível processo de crescimento criativo e sonoro, que tem como principais características um mergulho dentro de linhas mais progressivas e, uma liberdade de criação onde são ignoradas quaisquer tipo de amarras geradas pelos estilos que os caras tenham transitado durante esses quase trinta anos de carreira, sem abandonar o peso e agressividade desse período. Esse processo, que apresentou maior intensidade a partir de 2015 com o lançamento de Extinct, parece estar chegando agora a seu ápice, mudando novamente o patamar do quinteto.
Em 1775, o Moonspell apostou em composições extremamente épicas, fortes e até pomposas, buscando evidenciar da forma mais impactante possível, a impressionante tragédia relatada no álbum. Já em Hermitage, os compositores, Ricardo Amorim e Pedro Paixão, apostaram em temas mais introspectivos e contemplativos, bem comuns dentro da trajetória gótica da banda, mas agora contendo muitas passagens progressivas e, pontuais e belíssimas alternâncias entre momentos mais pesados e melódicos que, para mim lembraram de Pink Floyd a algo mais recente apresentado pelas bandas suecas de Prog Metal, Pain Of Salvation e Soen.
Lançado internacionalmente pela Napalm Records e, no Brasil, pela Hellion Records no formato acrílico com slipcase, Heritage é, sem exageros, mais uma pequena obra prima da banda de Portugal, que devido a músicas maravilhosas como Common Prayers, All Or Nothing, Entitlement, Solitarian (uma absurda faixa instrumental), The Hermit Saints, Apophthegmata e Without Rule, já tem seu lugar, mais do que garantido, em nossa futura lista de melhores lançamentos de 2021. Recomendamos!

Tracklist
01. The Greater Good
02. Common Prayers
03. All Or Nothing
04. Hermitage
05. Entitlement
06. Solitarian - instrumental
07. The Hermit Saints
08. Apophthegmata
09. Without Rule
10. City Quitter (Outro) - instrumental

Mais Moonspell no Sonorizando:

Official Video - Common Prayers
Official Video - All Or Nothing
Official Video - The Hermit Saints

Comentários

Postagens mais visitadas